sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O QUE É SER BIÓLOGA?

O que é ser Bióloga?
Autora: Débora Cristina Schilling Machry


Sou bióloga e tenho amor por aquilo que tenho que fazer: proteger, ensinar, aprender diariamente, divulgar, multiplicar o conhecimento científico para estudantes “pesquisadores e inventores”. 

 A Biologia, é o estudo da vida, é uma ciência que deseja e busca o equilíbrio socioambiental sustentável. Contemplar a vida, na sua perfeição, é expressar dedicação e tempo para separar os resíduos sólidos para não termos tanto lixo “envelopado” em aterros sanitários. Denota carinho pelos animais, oportunizando aos mesmos, que tenham bons lares e não o abandono à própria sorte. Ser bióloga, representa defender os seres vivos de todos os ecossistemas, é evitar o corte ilegal de árvores ou sua poda devastadora. É diminuir o consumo de carne. 

A profissão deve expressar carinho e compreensão em todos os ambientes para que a “gentileza gere gentileza”. Quem sabe curtir as belezas diárias da vida, sabe valorizar o fato de estarmos vivos, respirando, sentindo cheiros incríveis das flores, árvores, das cabecinhas dos bebês... Enfim sabe que é um afortunado e que não é consumindo ou adquirindo bens que chegamos à felicidade plena. O “belo” está na simplicidade do saber viver, valorizando nossas próprias qualidades: somos pessoas bonitas! Para tudo que não estiver “belo”, pense a respeito, exercite suas hipóteses para solucionar suas dúvidas, organize seus planejamentos para testar suas “teorias” para ter mais qualidade de vida. Descarte o que não deu certo e reviva muitas vezes aquilo que você fez com esmero. Resgate seus atributos, se aprecie. Não tenha vergonha de ser caprichoso, dedicado ou como todos dizem “NERD”. Você não deve nivelar sua vida pela vida de outros, cuide de si ,que já dá bastante trabalho. Não esqueça que o meio ambiente está em você, você é membro decisivo para as espécies do planeta. Toda ação gera uma reação em cadeia.

 Veja o seguinte exemplo que é uma realidade fatal: usando sacola plástica para trazer suas compras do mercado, você pode descarta-la inadequadamente e a mesma pode parar como “enfeite” nas árvores do Sinos, pode aventurar-se nos bueiros entupindo-os e causando enchentes. Enfim poderá ser arrastada nos oceanos estrangulando animais aquáticos, servindo de alimento para tartarugas e aves morrerem de fome, porque o material fica preso nas suas vísceras. Então, leve a sua sacola de algodão, ou o carrinho de feira para trazer as compras. Use caixas de papelão e em casa use-as para separar seus resíduos sólidos inorgânicos. Participe da coleta seletiva da cidade. Lembre-se é nos pequenos gestos que está a sustentabilidade da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário