Projeto Fiel ao Resíduo Sólido: das margens do arroio Kruze
para recursos tecnológicos e didáticos da sala de aula
Temas: Reciclagem,
minhocário, caracolário, horta suspensa (recursos didáticos sem custo)
As aulas práticas de Ciências para experimentações das
hipóteses acontecem às margens do arroio Kruze.
Nosso problema
investigado: Como divulgar os problemas socioambientais de um dos 8 arroios de
São Leopoldo para evitar mortandades nos Sinos?
Uma vez por mês a professora Débora Cristina Schilling
Machry , faz uma saída de campo pelas ruas da comunidade do bairro São
Cristóvão
( Campestre) para que seus alunos registrem através de fotos a
situação encontrada no meio ambiente.

Os estudantes do 6º
ano , da turma 6 A1, da EMEF Germano Sperb, em São Leopoldo, comparam o que veem
com outras saídas que já fizemos e recolhem durante o caminho ou nas margens do
arroio alguns resíduos sólidos
inorgânicos para criar tecnologias didáticas sustentáveis. Trazemos os objetos
para sala de aula partimos para prática.
Como resultados,

; uma centrífuga caseira (de garrafas pet e cordão) e um
minhocário-caracolário-horta-suspensa (com garrafas pet, meia usada, vidros de
xampu, saco preto ou sacolinhas).
Para trabalhar os conteúdos
curriculares: solo humífero/drenagem/arado vivo/heterótrofos
decompositores/cadeia alimentar; o minhocário – caracolário foi fundamental
para as testagens das hipótese sobre a afirmação de Charles Darwin ( as
minhocas são arados vivos; o ciclo da chuva :”chovia no minhocário”- caracolário.
Os alunos compreenderam a importância do solo fofo e aerado para a fotossíntese
dos autótrofos. O ciclo da chuva ficou bem representado concretamente porque no
minhocário era visível a condensação da água. Os caracóis mostraram
comportamentos observáveis e interessantes para sua etologia .
O registro das atividades é
divulgado no site: Travesseiro Literário de Opiniões
socioambientais Sustentáveis; e
blog Cristinaschillingmachry45@blogspot.com.br.
O blog está com mais de sessenta e seis mil visualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário