terça-feira, 7 de outubro de 2014

Jornal na sala de aula: uma aula prática de cidadania socioambiental.

     Existe aprendizagens após às Eleições
Autora: Débora Cristina Schilling Machry
Após as eleições do dia 5/10/14 nossa cidade ficou muito suja com folhetos de candidatos à política. Como Bióloga, trabalho pela paz cultural socioambiental da Terra e com aprendizagens práticas. Hoje, um dia após a eleição, às 8h, saí da sala de aula mais uma vez, para aplicar os nossos conhecimentos a respeito do equilíbrio em todos os ecossistemas. Para isso eu e meus alunos fomos limpar a frente da nossa escola que estava repleta de papeis de propaganda eleitoral. A ideia não foi minha, desta vez fui apoiar a iniciativa de meus alunos, “Soldadinhos da Natureza”.
Tenho muito orgulho de meus aprendizes, pois os alunos da turma 71 varreram e juntaram comigo todo o lixo descartado inadequadamente. Quando começou a chover fomos obrigados a parar, mas recolhemos vários sacos de lixo de propaganda eleitoral descartada inadequadamente na frente da escola.
Registramos com fotos nossa aula para fazermos nossos relatórios na próxima aula e assim elaboraremos nossas análises e conclusões a respeito do que aprendemos.
Nosso objetivo com esta atividade foi limpar a nossa escola pois  ao mantê-la suja estaremos contradizendo o que aprendemos em aula e no que acreditamos. Só temos um planeta Terra e precisamos cuidar dele.
A sala de aula pode ser em vários locais, basta que os estudantes estejam comprometidos com as atividades propostas e saibam dos critérios de avaliação. É óbvio que eu preferia que meus alunos tivessem um laboratório, ou uma sala temática para vivenciarmos nossas aprendizagens, mas rotineiramente preciso fazer de “um limão, uma limonada”!  
Como as tarefas são integradas com outras turmas com as quais trabalho a turma 61, escreveu a notícia e associou uma figura do jornal VS do dia 6/10/14, da página “Vida Real” onde um joão-de-barro caminha sobre o lixo. O mesmo tipo de resíduo que estávamos retirando no início da manhã.
Assim como aprender, ensinar só acontece se houver engajamento na confiança, na transformação da realidade. O próprio sujeito, com suas convicções teóricas e práticas, constata que tem condições de agir segundo os valores vivenciados na ação dialógica de aprendizados socioambientais (do ensino formal e não-formal).
  A natureza não precisa disto, nossa água, nosso solo, nosso ar não precisam de tanta falta de educação. Um gesto simples de colocar o resíduo sólido na lixeira seria suficiente para acreditarmos nas promessas de saúde, trabalho, segurança e educação. Somos alunos críticos e por isso fizemos pesquisa aliada a ação. Somos visitantes do mundo, um dia nós passaremos e onde ficarão os passarinhos? Pense e nos ajude.
 





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