Sabedoria
Para termos sabedoria, precisamos encontrar tempo para ler, escrever, calcular, amar, ouvir ...enfim significa saber transformar nossa realidade em momentos iluminados, de solidariedade sincera, de aprendizagens individuais e coletivas cheias de significados.
Hoje, meus alunos precisaram de incentivo para fazer seus temas de casa. Conversamos que, não é possível chegar em casa e abandonar os livros e os estudos durante uma semana.
Os apelos da televisão, dos celulares, dos computadores, dos jogos de videogames, das brincadeiras são tentadores. Não precisamos abandonar todas diversões, podemos planejar o tempo para cada coisa, sem atrapalhar os estudos. A disciplina é um canal e um meio imprescindível para quem deseja algo na vida: emagrecer, estudar, escrever, deixar de fumar e etc. Para isto precisamos nos conhecer e dedicar-se na busca da realização de sonhos para nossa vida. Não podemos esquecer que, tudo que desejamos e conseguimos não acontece só para nós: é uma reação em cadeia para quem convive ou não conosco. Os resultados atingidos podem acordar diferentes sensações em você e no próximo. As pessoas que torcem ou não por nós, reagem ao nosso estímulo de mudança: algumas ficam alegres, outras “sacodem” a poeira ,reveem suas posturas e também se impulsionam para o novo. No entanto, existem seres humanos que ao invés de prestigiar os novos acontecimentos, sentem-se incapazes, infelizes e naturalizam suas derrotas. Deixam de estudar, porque não acreditam em si mesmas, não emagrecem porque não se programam, não são felizes porque não se permitem traçar novos passeios, novas aventuras.
É observando, lendo, testando hipóteses e dialogando que evoluímos. Interagindo com dinamismo, valorizando o que temos de bom, tendo fé naquilo que nos move reavaliamos nossas metas. Sendo agradecidos por esta vida nos projetamos para os nossos objetivos e o alcançamos. Cuidar de si próprio dá trabalho mas é fundamental. Experimente!
A centelha divina que Deus nos deu, planifica nossos talentos mas é preciso agir. Temos muitas habilidades e competências, que precisam ser desafiadas, trabalhadas e alcançadas. Para isso precisamos dar o primeiro passo, ou seja, instruir-se, aprender , desaprendendo, reconstruindo, explorando, analisando, enfim pesquisando .
O exercício de tentar de novo e de novo deve fazer parte de nossas vivências, pois é assim que nossa vida cria sentidos. Explorando nosso “eu” descobrimos forças ocultas quem nem sabíamos que tínhamos. Nossas “cargas” podem nos impor obstáculos e complicar nossas relações, mas é nestes momentos de intensas vivências que encontramos as respostas. Cuide de si e equilibre a Terra!
Nenhum comentário:
Postar um comentário