Texto Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
O abraço é um gesto de carinho por alguém. Nos remete às boas lembranças de pessoas queridas. Num abraço forte, sentimos até o batimento do coração de quem nos envolve. Conforme de quem vem, nos emociona e apaixona. Quando a mãe pega nos seus braços o seu filho, ela sente o aroma dos seus cabelos e da sua pele. Já o filho sente aquele calor maternal que só aquela que nos cria com amor sabe oferecer. O envolvimento carinhoso de alguns pais, tios, avós e madrinhas que são como mães é igualmente afetuoso. Quem recebe um gesto de cuidado e de doação humana verdadeira, sabe do que estou falando e sentindo.
Dia 28/5/15 última entrega de resíduos para gincana, com os parceiros de causa ambiental. Somos Coletivo Educador Ambiental- Entreguei a tarefa da Saúde Bucal neste dia. |
Existem aqueles abraços distantes e frios, que são vazios e que são dados só por dar. Há muitos tipos de abraços. Neste artigo quero falar do abraço pela causa ambiental. Especificamente sobre os resíduos sólidos inorgânicos que, ainda são misturados na coleta normal e não são entregues para coleta seletiva. Existe, em nossa cidade, um caminhão, que passa pelos bairros, que destina o material às cooperativas recicladoras. No entanto, ainda há muito lixo, que custa dinheiro, espalhado pelas calçadas e praças. Tenho caminhado por São Leopoldo e me assusto com o que encaro, devido à falta de educação de um povo. Não adianta criticar sem dar alternativas para o problema, sem sugestões de mudança, não há educação socioambiental efetiva. Você sabe que, quando compra uma pasta de dente, por exemplo, você paga pelo produto e também pela caixinha e o plástico da embalagem? Claro que sabe. Pois é, você paga imposto embutido, e este dinheiro é enterrado quando você destina mal seus resíduos sólidos. Inscrevi minhas duas escolas, numa gincana promovida pela AES Sul, há dois anos, para ensinar e aprender junto com a comunidade, como reduzir nosso consumo e transformar as embalagens em desconto de energia elétrica em nossa casa. Nosso lixo, sim porque não tinha destino correto, era indevidamente desperdiçado. Quando abraçamos uma causa, devemos estar bem informados sobre os impactos socioambientais pelos quais devemos lutar contra. Pois bem, voltando ao projeto da AES Sul, basta você separar seus resíduos secos (vidro, papel branco, revistas, papelão, jornais, plásticos branco do verde, ferro, tetrapack, e etc), entrar no site da empresa, pegar o endereço de um dos dois postos de coleta da cidade, levar sua conta de luz para cadastrar no local e entregar o material para pesagem e valorização e assim, ganhar o desconto em sua luz. A luz aumentou, o que você está fazendo que não ajudou a limpar a natureza? Sim, porque é dela que você, há anos bebe água, se alimenta, se diverte... Então o que custa abraçar esta causa ambiental contra o desperdício? Você deve isto para o meio ambiente. Esse é abraço do coletivo educador ambiental à sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário