sábado, 30 de maio de 2020

Estufas agrícolas para sala de aula:recursos didáticos, lúdicos-experimentais e sustentáveis




Resumo: O trabalho na horta é muito significativo para jovens estudantes.A horta escolar é um laboratório com múltiplas ferramentas e inúmeras possibilidades, considerando ainda que os alunos adoram atividades práticas e que apontam significados aos conteúdos apresentados. Esse recurso pode ser de grande valia ao processo ensino–aprendizagem.Os estudantes não tem horta em casa. Seu baixo poder aquisitivo não permite que comprem mudas. Daí um dos grandes motivos para criar estufas práticas e sustentáveis, pois se as sementes germinam aceleradamente em sala de aula o resultado será o mesmo em suas casas. Nossos objetivos: Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;Valorizar o trabalho em equipe;Conscientizar a respeito da importância dos alimentos. Produzir adubo a partir das composteiras feitas resíduos orgânicos da cozinha e pátio;Divulgar o projeto no Sétimo Prêmio Paulo Freire- Mestre Cidadão, Jornal Vale dos sinos e no Sinergia a fim de empoderar os estudantes e estimulá-los a  estudarem para melhorarem seus conhecimentos. Criar estufas de pet e de madeira para observarem sua eficácia na aceleração de germinação de sementes.Em horário de aula de ciências, os alunos cultivam alimentos, fazem composteiras, acompanharam a pesquisa nos minhocários de garrafa pet-estufa, acompanham a pesquisa sobre a germinação e crescimento de sementes, mantém os canteiros. Os resíduos sólidos orgânicos da cozinha enterrados. Na sala se aula foi desenvolvida a pesquisa no minhocário de garrafa pet-estufa . O presente estudo fez com que os alunos entendessem o processo de construção da horta e manutenção, que compreendessem a maneira dinâmica os conteúdos da disciplina de Ciências."...conseguiram comprovar com suas observações e pesquisas que as minhocas são “arados vivos”, que buscam seu alimento orgânico na superfície do solo, levam o mesmo para seu interior, lá reciclam o resíduo e fazem um bem enorme para todos os seres vivos.As minhocas são extremamente úteis para a produção de alimentos.A condensação no vivário evita irrigação da estufa. A estufa aceleradora de madeira está em pesquisa, em 3 dias foi possível observar que ocorreu a germinação. O trabalho desenvolvido a partir da horta levou os alunos a valorizarem o espaço escolar, deu significado à aprendizagem e permitiu o desenvolvimento de práticas pedagógicas socioambientais sustentáveis.Aproximando a aprendizagem da realidade cotidiana aconteceu a união da teoria e prática.O presente trabalho além de atingir os objetivos propostos, inspirou ideias para novos projetos a serem desenvolvidos na escola.



Justificativa
 O trabalho na horta é muito significativo para jovens estudantes. É na horta que trabalhamos afofando solo, fazendo canteiros, semeando, fertilizando, colhendo verduras, legumes e hortaliças. Realmente, a Horta escolar é um laboratório com múltiplas ferramentas e inúmeras possibilidades, considerando ainda que os alunos adoram atividades práticas e que apontam significados aos conteúdos apresentados. Esse recurso pode ser de grande valia ao processo ensino–aprendizagem.
"Trabalhar na horta é muito importante porque faz os estudantes aplicarem seus conhecimentos estudados em aula, de maneira interdisciplinar. Resgate ao cultivo da terra, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos e a interação entre professor, aluno, funcionário e comunidade também foram considerados pontos positivos…"http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/8197-sp-252207273

Além disso nos oportuniza o embelezamento de  nossa escola, sem uso de agrotóxicos, para mantê-la livre de escorpiões e baratas, que são importantes preocupações.
"Outro fator que ajuda a proliferação dos escorpiões é o crescimento desordenado das cidades, com aumento da quantidade de lixo e entulhos. Nesses locais, há o aparecimento de baratas e onde há baratas, há escorpiões."
Além disso, a fêmea do escorpião não precisa do macho para se reproduzir - ela entra num processo chamado partenogênese e consegue se reproduzir sozinha, liberando de 20 a 30 filhotes a cada ciclo.
"A fêmea encontrou tudo o que precisa para seu ciclo biológico: calor, umidade, comida e abrigo", diz a médica Wen."
Como cada um pode se proteger?
Diante de um cenário tão desfavorável, os especialistas recomendam ficar atentos à limpeza de casa e dos terrenos vizinhos. "É preciso que haja uma mudança de comportamento das pessoas. Não adianta nada eu manter a minha casa limpa se a casa do lado está cheia de mato e entulho", diz Wen.https://www-bbc-com.cdn.ampproject.org/v/s/www.bbc.com/portuguese/amp/brasil-46590813?amp_js_v=a2&amp_gsa=1&usqp=mq331AQEKAFwAQ%3D%3D#aoh=15681170394796&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.bbc.com%2Fportuguese%2Fbrasil-46590813

Problemas:
O pátio da nossa escola é muito grande, de difícil manutenção. O mato cresce facilmente e não temos limpeza regular feita pelos responsáveis dos órgãos públicos. As ferramentas que temos para trabalhar na escola são poucas e precárias. A maioria dos estudantes que trabalham revirando a terra para afofar o solo, são pequenos e têm pouca força. Para cavar buracos para as composteiras não temos ferramentas adequadas pois muitas estão sucateadas. "A proposta também possibilita a prática do saber e do fazer coletivo. Assim, a horta de orgânicos se torna um campo vasto de aprendizagem comunitária e um laboratório de boas experiências e vivências para a comunidade, auxiliando de forma preventiva a saúde e a nutrição da comunidade escolar. O apoio voluntário dos jovens também é fundamental para o desenvolvimento do projeto." https://novaescola.org.br/conteudo/9827/uma-horta-na-escola
Diante de tantas demandas esse projeto se faz necessário, visto que precisamos ferramentas, sementes e mudas para facilitar o trabalho a ser desenvolvido em mais canteiros.
Hipóteses:
     É possível plantar em canteiros com adubo, colher e se alimentar em plena sala de aula.
     Aula que possui práticas em hortas é muito mais divertida e efetiva.
     Acontece a aceleração de germinação e crescimento das sementes em estufas móveis e inéditas, criadas para este fim.
     Usando sombrite sobre os canteiros nossas sementes e plantas crescem mais rápido.
     Podemos produzir o próprio adubo orgânico da escola a partir de composteiras e resíduos orgânicos da cozinha.
     Divulgar o trabalho desenvolvido na horta escolar em meios de comunicação a fim de valorizar as hortas urbanas.
     Divulgar o projeto no  7 Prêmio Paulo Freire- Mestre Cidadão, concurso de avaliação de projetos para professores.
     Utilizar o minhocário de garrafa pet elaborado pela professora, compreendemos como as minhocas produzem húmus, fazem galerias e o motivo pelo qual são animais recicladores.
     O minhocário é totalmente sustentável.
     Comer um lanche saudável utilizando as verduras plantadas na horta.
     Com a limpeza no pátio da escola evitamos a proliferação de baratas e escorpiões.
     É possível fazer uma espiral de chás, utilizando os minhocários de garrafa pet,  fim de que os alunos possam utilizar os mesmos em sala de aula ou no espaço escolar.
     Plantando flores nos minhocários oportunizando o controle biológico de insetos indesejáveis nos chás.
     As merendeiras podem colher alimentos na horta.
     Reformular o minhocário de pet, também transformá-lo em estufa.
     Utilizar modelos diferentes de estufas para fazer estudo comparativo de germinação e crescimento de mudas.
     Elaborar diferentes modelos de composteira para decomposição de resíduos orgânicos do pátio e da cozinha.
"Quanto a isso Dias (1992, p.123) afirma que:
A produção de hortaliças pela horta escolar proporciona um melhor preparo da merenda escolar, que fica enriquecida com alimentos agroecológicos.
Sendo assim, incentiva-se a vivência de bons hábitos alimentares que poderão ser incorporados através do processo ensino/aprendizagem aos
familiares dos envolvidos. A ação educativa consegue sair do marco escolar alcançando a comunidade e fazendo com que os alunos tenham ação direta de participação. "
     Podemos e devemos fazer reaproveitamento de resíduos sólidos para limpar a horta e melhorar nossa sala de aula temática.
     A professora pode divulgar nossas ações socioambientais nos grupos de whatsapp da escola para ensinar e dar nosso exemplo de aprendizagem.
     A professora pode filmar, fotografar e fazer vídeos para publicar no canal Débora Machry para multiplicação de boas práticas que ensinam sobre reaproveitamento de resíduos sólidos inadequadamente descartados, a fim de evitar o consumismo de todos os inscritos.
     Cuidar do meio ambiente não é difícil, basta ter boa vontade, ideias criativas e responsabilidade.
Metodologia
Em horário de aula de ciências, os alunos cultivam alimentos, fazem composteiras, acompanharam a pesquisa nos minhocários de garrafa pet, acompanham a pesquisa sobre a germinação e crescimento de sementes, mantém os canteiros, elaboraram a espiral de chás e limpam o pátio (juntam folhas para fazerem a compostagem).
Buracos são abertos para as composteiras. Os alunos recolhem os resíduos sólidos orgânicos da cozinha depositam no local e colocam terra por cima, a fim de que o adubo seja produzido no local. Viramos a terra, enterramos resíduos orgânicos para fazermos canteiros ricos em sais minerais.
Na sala se aula foi desenvolvida a pesquisa no minhocário de garrafa pet.
://cristinaschillingmachry45.blogspot.com/2018/08/aula-pratica-com-minhocario-em-2018.html?m=1,UMA HISTÓRIA REAL: TRABALHANDO COM MINHOCÁRIO DE SUCATA NA SALA DE AULA Oficineiras: Débora Cristina Schilling Machry, … ,
"Nossa vida é preciosa. Para vivermos bem, a natureza deve ser bem cuidada, pois somos consumidores que necessitam do trabalho da fotossíntese, do trabalho dos decompositores, enfim de seres microscópicos e macroscópicos".http://cristinaschillingmachry45.blogspot.com/2016/11/recicladores-da-vida-aula-do-dia-31116.html?m=1
Os estudantes trazem mudas bem como a professora.
Elaboramos uma espiral de ervas para chás em frente à escola em formato de caracol.
Tudo o que é aprendido em aula e na horta é registrado nos materiais dos alunos. Já fizemos até lanche saudável com a colheita das nossas alfaces, temperos verdes e rúculas.
A professora trabalha com atividades didáticas de pesquisa, como estufas de garrafa pet e estufa portátil, minhocário portátil de garrafa pet criados por ela mesma. Além dos registros em cadernos, cartazes e vídeos. Temos nossa própria cisterna para irrigação dos canteiros.
Inscrevemos um vídeo no projeto do Jornal vale do sinos de nossa cidade, com o intuito de divulgar nosso trabalho: mostra de monstros do Jornal vale dos sinos.
Objetivos:
"Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo;
Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares a respeito de conteúdos relacionados à horta em ciências, biologia, geografia e outras matérias pertinentes;
Estimular a adoção de bons hábitos alimentares;
Produzir insumos que podem complementar a merenda escolar;
Valorizar o trabalho em equipe;
Conscientizar a respeito da importância dos alimentos."https://escolaeducacao.com.br/amp
Produzir adubo a partir das composteiras feitas resíduos orgânicos da cozinha, pátio e da sala dos professores;
Trabalhar conceitos de educação Socioambiental sustentável.;
Conclusões feitas até o momento:
     Foi possível colher alimentos orgânicos sem agrotóxico e utilizá-los na alimentação de lanche saudável na sala de aula;
Em relação ao assunto, Pimenta e Rodrigues (2011, p. 6) afirmaram que:
É fundamental que se lance mão da educação ambiental na promoção de
uma nova cultura alimentar nas escolas, fazendo-os conhecer a importância
dos alimentos, da higienização desses alimentos, do valor nutritivo,
sobretudo despertando gestores escolares, pais e alunos para a análise
crítica sobre propagandas de produtos alimentícios pouco nutritivos,
levando-os a consumir aqueles mais nutritivos."
     As sementes germinam mais rápido em estufas, no entanto não  concluímos ainda em qual estufa a germinação é mais eficiente. A pesquisa continua, afinal faz muitos anos que Débora desenvolve estes estudos com seus alunos. O minhocário, por exemplo, já faz mais de vinte anos cinco que ela criou (inédito). Até hoje, ainda há redescobertas a fazer.
     Os canteiros afofadas e adubadas produzem insumos ricos em sais minerais.;
     Nossos recursos para trabalhar na horta são escassos;
     "É possível ver as galerias que as minhocas fazem no solo. Os alunos entendem por que as minhocas afofam a terra, pois os caminhos deixados pelos animais permitem a entrada de ar, água e com isto as raízes das plantas conseguem crescer pois absorvem melhor a água e os sais minerais do solo, etapa importante da fotossíntese."http://germano30anos.blogspot.com/2013/08/sete-anos-de-ciencias-dentro-dos-30.html?m=1
     Os estudantes vibram de tanta alegria quando tem suas aulas na horta escolar;
     Paulatinamente estamos embelezando nossa escola com verduras chás e outros temperos;
     A espiral de ervas está crescendo. Os estudantes fazem limpeza continuamente a fim de que as plantas cresçam regularmente;
     Os estudantes estão participando com maior efetividade dos exercícios propostos;
     Foi produzido um vídeo : horta na escola a fim de divulgar e concorrermos com o trabalho na horta no site:https://monstros.gruposinos.com.br/
     O projeto foi inscrito na Sétima edição do Prêmio Paulo Freire - Mestre Cidadão para professores da rede pública e privada.
     O minhocário de garrafa pet se tornou um poderoso recurso didático sustentável para  exercitar as teorias: aquecimento global, efeito estufa, vivário para observação de ciclo da água, do comportamento de decompositores como as minhocas e fungos, formação de adubo ( húmus com seus sais minerais), reciclagem, quatro camadas da atmosfera, rochas, tipos de solo, intemperismo e rocha-mãe.
     As composteiras estão produzindo adubo. Estamos adubando os canteiros com composto químico produzido na escola
     Elaboramos diferente modelos de composteiras, dentro de armários velhos e canteiros feito de pedras sob o solo e buracos no solo .

     Não encontramos escorpiões depois da limpeza.
     Fizemos um sanduíche saudável com a contribuição de verduras da horta.
     A professora criou uma estufa portátil de madeira e sombrite, com resíduos sólidos como copos de cafezinhos e garrafas pet de 600mL a fim de desenvolver a pesquisa da germinação de sementes dentro da sala de aula, com intuito de ensinar que podemos acelerar a germinação de sementes em qualquer lugar. Assim qualquer pessoa, com um punhado de sementes, pode produzir suas próprias mudas para plantar e  replantar os canteiros na sua própria casa, ficando assim com uma alimentação saudável.

     O minhocário de garrafa pet foi reformulado após a sua criação.
     As merendeiras colhem verduras na horta.
     Dia 19.09.19 a turma 91 fez junto com a professora o reaproveitamento de uma estante que estava incorretamente descartada na horta há anos. Como naquele lugar a mesma não tinha utilização e neste ano temos salas temáticas a estante se tornou necessária pois faltam armários para as coleções científicas que temos( vidros com animais, por exemplo que foram coletados mortos na natureza e estão no álcool que servem para aulas práticas. Temos poucos mas são importantes. Temos maquetes de sucata elaboradas pelos alunos, com objetivo de experimentar modelos didáticos alternativos de aprendizagem lúdica, conhas para estudar os moluscos que estavam guardados em caixas. Com as prateleiras reaproveitadas o material ficará à mostra).
     A professora faz imagens das atividades e atitudes socioambientais para produzir material audiovisual de estudo e aprendizagem prática.
     A professora divulgou nos grupos de whatsapp dos professores, no canal Débora Machry no Youtube nossas limpezas na horta, nossas produções de canteiros e composteiras, bem como nosso reaproveitamento da estante que estava no pátio a fim de empoderar nossas aprendizagens. Torná-las exemplo a ser seguido.
     Com boa vontade, criatividade, responsabilidade é muito fácil cuidar da natureza.
     Somos cidadãos que estamos nos formando na sustentabilidade. Levaremos este conhecimento para nossa vida.


Avaliação dos resultados:
O presente estudo fez com que os alunos ( três turmas do sexto ano, duas de sétimo ano, duas de oitavo ano e uma de nono ano do ensino fundamental) a partir do processo de construção da horta, manutenção, cuidados, organização do espaço, preparo do solo, compostagem, semeadura, plantio e cuidado com o desenvolvimento das plantas compreendessem de maneira dinâmica os conteúdos da disciplina de Ciências.
"...conseguiram comprovar com suas observações e pesquisas que as minhocas são “arados vivos”, que buscam seu alimento orgânico na superfície do solo, levam o mesmo para seu interior, lá reciclam o resíduo ( o que “ninguém de nós mais quer”, só os decompositores como fungos, bactérias, aves... ) e fazem um bem enorme para todos os seres vivos.
As minhocas fazem seu trabalho silenciosamente, não esperam recompensas mas são extremamente úteis para a produção de alimentos. No solo que tem minhoca, há vida: portanto chamamos estes animais invertebrados de corpo mole."http://germano30anos.blogspot.com/2013/08/sete-anos-de-ciencias-dentro-dos-30.html?m=1
O trabalho desenvolvido a partir da horta levou os alunos a valorizarem o espaço escolar, deu significado à aprendizagem e permitiu o desenvolvimento de práticas pedagógicas socioambientais sustentáveis, direcionadas à disciplina de Ciências, aproximando a aprendizagem da realidade cotidiana do educando, bem como, possibilitou unir teoria e prática.

"Para introduzir uma alimentação mais saudável na escola, não basta somente criar uma horta. É necessário saber lidar com desafios do cotidiano escolar…"https://novaescola.org.br/conteudo/9827/uma-horta-na-escola
O presente trabalho além de atingir os objetivos propostos, inspirou ideias para novos projetos a serem desenvolvidos na escola, como a construção de uma casinha de garrafa pet para o cultivo de hortaliças que permitirá a aplicação e ampliação do conhecimento já adquirido.
A aplicação do projeto mostrou que trabalhar a disciplina de Ciências de maneira interdisciplinar, exige esforços múltiplos do professor, aluno e comunidade escolar, além de tempo, disponibilidade e condições para que o processo realizado gere aprendizagem.
O trabalho diário, com todos os estudantes numa horta escolar é um grande desafio. Com poucas ferramentas e muito a fazer os alunos precisam estar muito empolgados para trabalharem com alegria.
"As primeiras colheitas refletiram o sentimento coletivo de amor à escola e trouxe a emoção e motivação de ver o resultado de um trabalho coletivo."
Nos dias "As primeiras colheitas refletiram o sentimento coletivo de amor à escola e trouxe a emoção e motivação de ver o resultado de um trabalho coletivo."em que foram feitos os lanches saudáveis. Após tantos anos de trabalho, a professora se sente jovem e com disposição para redescobrir. O espírito científico de descobrir ainda pulsa forte dentro da docente. Isto é muito bom. Ela não se acomoda diante das diversidades e dá este exemplo diariamente para seus discentes.








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer” e do “agir” coletivo. Pelotas: Sociedade em debate, 2001
BARROS, C. Ciências o Meio Ambiente. 2. ed. São Paulo: Ática, 2002.
BIANCO, S.; ROSA, A. C. M. Hortas escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino fundamental: Livro do professor. Florianópolis: Instituto Sousa Cruz, 2002.
CRIBB, S. L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.
DIAS, F. G. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3. ed. São Paulo: Gaia, 1992.
GALLO, S. Transversalidade e meio ambiente. In: Ciclo de palestras sobre o meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 2001.
MAGALHÃES, A. M. A horta como estratégia de educação alimentar em creche.
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MORGADO, F.S; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência de projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Santa Catarina: Revista eletrônica de extensão, 2008.
PIMENTA, J. C.; RODRIGUES, K. da S. M. Projeto horta escola: ações de educação ambiental na escola centro promocional todos os santos de Goiânia (Go). Goiânia: UFG, 2011.
SANTOS L. A. S. Da dieta à reeducação alimentar: algumas notas sobre o comer contemporâneo a partir dos programas de emagrecimento na Internet.


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