quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saiu no Jornal Vale dos Sinos neste mês de Novembro!









Olhe o VS on-line! Mão na massa! No facebook do jornal

Saccaromyces cerevisaehttp://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/104080-com-a-mao-na-massa-do-aprendizado.htmlhttp://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/104080-com-a-mao-na-massa-do-aprendizado.htmlhttp://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/104080-com-a-mao-na-massa-do-aprendizado.htmlhttp://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/104080-com-a-mao-na-massa-do-aprendizado.htmlhttp://www.jornalvs.com.br/_conteudo/2014/11/noticias/regiao/104080-com-a-mao-na-massa-do-aprendizado.htmlhttps://plus.google.com/103244078886727759767/posts/GnopCf7nBjChttps://plus.google.com/103244078886727759767/posts/GnopCf7nBjCasad

Notícia sobre a saída de campo até o arroio Kruze


Notícia sobre a saída de campo até o arroio Kruze

Autora: Professora Débora Cristina Schilling Machry

     Dezessete jovens, da EMEF Barão do Rio Branco, saíram da sala aula no dia 26/11/14, para ter uma aula prática às margens de um dos 8 arroios de São Leopoldo: o Kruze.

      Os estudantes saíram a pé até o córrego que percorre o entorno da escola. Os alunos estavam na aula de Ciências da Natureza. Infelizmente durante o percurso vimos muito resíduo sólido descartado inadequadamente (nas lixeiras, no asfalto, no entorno e margens do arroio). A beleza do local compensa a tristeza do lixo: as águas são cristalinas apesar de contaminadas por esgoto, há muitas formas de vida (paineiras, bananeiras, passarinhos de diversas espécies, bromélias, árvores frutíferas, uma ponte romântica e etc).

    A atividade da saída de campo é de observação do ambiente natural através do registro em desenho à mão livre sobre o que admiramos neste manancial. 

    Os estudantes são muito conscientes sobre as questões socioambientais e não podemos deixar de conhecer as belezas de nossas águas.

    Saímos da escola às 10horas e retornamos às 11hs. Os adolescentes se surpreenderam com a natureza da região do arroio. Os jovens ficaram preocupados e apontaram muitos resíduos sólidos jogados na natureza.

Nicole , 12 anos: “As pessoas não deveriam jogar lixo na natureza pois o mesmo retorna para as mesmas”.

Carlos André Soares da Rosa, 12 anos: “ Penso que devíamos preservar para todos, pois um dia teremos nossos filhos, netos e etc”.

Eduardo Souza da Silva, 11 anos: “ Mesmo com tanto lixo a natureza tenta sobreviver!”



Kewin Fernandes, 12 anos: “ Saindo da sala de aula aprendemos várias coisas diferentes”

Cíntia , 14 anos: “ As pessoas deveriam pensar antes de jogar lixo em qualquer lugar, pois o local se não estivesse poluído poderia um ambiente para nosso lazer”.









   Plantamos uma muda de Paineira que cultivamos na escola: há três meses com os 5ºs anos fizemos uma saída de campo e de lá trouxemos uma semente da árvore. Regamos com água do Kruze e hoje plantamos uma nova muda.

    Já foram 5 turmas com a professora Débora até o arroio. O objetivo destas aulas práticas é conscientizar aos moradores para que a vida seja admirada e não maltratada. Os estudantes passam sobre a ponte do Kruze mas não conhecem a beleza de suas águas. 

Aulas práticas deste tipo são amostras de realidade que devemos preservar e os estudantes precisam conhecer para cuidarem dos ecossistemas onde vivem.