quarta-feira, 25 de junho de 2014

PESQUISA: MINHOCÁRIO NA GARRAFA PET DIA 26/6/14 "TRANSPLANTE DE MINHOCAS"!

" TRANSPLANTE DE MINHOCAS "
Texto professora Débora Machry
           HOJE, NA TURMA 62, DA EMEF BARÃO ONZE ALUNOS TROUXERAM SEUS EXPERIMENTOS DO MINHOCÁRIO.
           ESTAMOS ESTUDANDO O SOLO FÉRTIL E AS MINHOCAS QUE SÃO "ARADOS VIVOS" E RECICLADORAS. ESSES ANELÍDEOS SÃO SERES VIVOS IMPORTANTES PARA SUSTENTABILIDADE DA NATUREZA, POIS RECICLAM A MATÉRIA MORTA E DEVOLVEM NUTRIENTES IMPORTANTES COMO FÓSFORO, NITROGÊNIO E POTÁSSIO PARA A FOTOSSÍNTESE DAS PLANTAS. ALÉM DISTO DEIXAM O SOLO FOFO POR QUE FAZEM GALERIAS DENTRO DO SOLO QUANDO VÊM BUSCAR NA SUPERFÍCIE DO SOLO MATÉRIA ORGÂNICA PARA DECOMPOSIÇÃO. SEM ELAS O PLANETA TERIA MUITO "LIXO" AMONTOADO HÁ ANOS SOB O SOLO.
         EXPLIQUEI TODAS AS ETAPAS DE COMO FAZER O VIVÁRIO E ELES DEVERIAM CONFECCIONÁ-LO CONFORME ENSINEI NA AULA DO DIA 19.06.14. 
        HOJE, NA ENTREGA DO TRABALHO, APENAS UM DOS ALUNOS, KEWIN, CONSEGUIU ATINGIR OS OBJETIVOS PARA A ELABORAÇÃO DO MINHOCÁRIO. 
       DUAS ALUNAS COLOCARAM MUITA ÁGUA NO SOLO DA EXPERIÊNCIA E AS MINHOCAS FORAM "TRANSPLANTADAS" PARA O EXPERIMENTO DE KEWIN.
OS ANIMAIS TÊM RESPIRAÇÃO PULMONAR E CUTÂNEA     (PELE). SE O SOLO ESTIVER ENCHARCADO AS MINHOCAS MORREM AFOGADAS. OS ANIMAIS ESTAVAM DESESPERADOS.
        MUITOS ALUNOS DEIXARAM DE FAZER A TAREFA POR QUE IRÃO TRAZER NA RECUPERAÇÃO PARALELA NA PRÓXIMA AULA. 
            DOIS ALUNOS FIZERAM O EXPERIMENTO EM GARRAFAS VERDES, DIFICULTANDO SUA OBSERVAÇÃO PARA O REGISTRO DAS GALERIAS QUE OS ANIMAIS IRÃO FAZER NO SOLO.
             KETLIN CECÍLIA INVENTOU  NOVA "TAMPA" PARA ESTUFA DO MINHOCÁRIO.
            ESTA AULA FOI DEMAIS, POIS OS ANIMAIS E OS ALUNOS VIBRAVAM COM TANTA ATIVIDADE. 
                  ALGUNS FICARAM CHATEADOS POR TEREM QUE REFAZER O EXPERIMENTO. FALEI QUE O "VERDADEIRO ESPÍRITO CIENTÍFICO" É ASSIM MESMO: PRECISAMOS TESTAR NOSSAS HIPÓTESES E REFUTAR O QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O PLANEJAMENTO."ERRAR" FAZ PARTE DA CIÊNCIA. 
             ACHEI INCRÍVEL SEUS OLHARES E COMENTÁRIOS. ELES ENTENDERAM PERFEITAMENTE O QUE SIGNIFICA RESPIRAÇÃO CUTÂNEA, POIS DIANTE DOS FATOS OCORRIDOS EM SALA DE AULA, O CONHECIMENTO CRIOU NOVOS SIGNIFICADOS. 
          TODOS QUE FIZERAM O MINHOCÁRIO ATINGIRAM O OBJETIVO DE EXPERIMENTAR FAZER UM VIVÁRIO PARA MINHOCAS. TODOS QUE SE ESFORÇARAM, ESTÃO DE PARABÉNS POIS É NECESSÁRIO CORAGEM E BOA VONTADE PARA ELABORAÇÃO DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS E APRENDIZAGENS.
                     OS RESÍDUOS QUE USAMOS NÃO TÊM CUSTO NEM PARA NÓS NEM PARA NATUREZA. AO INVÉS DE TEREM UMA DESTINAÇÃO ERRADA ( ARROIOS, RIOS, MARES). ESSES MATERIAIS SÃO ÚTEIS PARA APRENDERMOS MAIS, DE MANEIRA INTEGRADA E SOCIAMBIENTALMENTE CORRETAS. NÃO PODEMOS CONSUMIR MAIS E MAIS. NOSSO RIO DOS SINOS JÁ ESTÁ ABARROTADO DE RESÍDUOS PLÁSTICOS, METAIS E MATÉRIA ORGÂNICA. PRECISAMOS SER CRIATIVOS E CONSCIENTES SOBRE NOSSAS APRENDIZAGENS E ATITUDE AMBIENTAIS. VALEU 62.
               














Nenhum comentário:

Postar um comentário