quarta-feira, 4 de junho de 2014

 Meio Ambiente para comemorar!
Autora: Débora C. S. Machry Bióloga e Professsora



                                   Terra, água, ar e fogo. Os quatro elementos da natureza. Todos são explorados pelo ser humano. O planeta é único, mas muitas pessoas não parecem saber disto: não separam os resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, jogam seu lixo no chão, usam sacolas plásticas como se não soubessem que este material por ser leve pode circular por vários ecossistemas causando desequilíbrio, servindo de “alimento” para animais como aves ou tartarugas.
                                Meus alunos me deixaram orgulhosa nas duas escolas municipais em que trabalho: organizamos e separamos  quase uma tonelada de resíduos para a coleta seletiva da gincana AES Sul. Me entusiasmo em pensar que o dia do meio ambiente será comemorado de uma maneira diferente para nós, pois destinamos corretamente o resíduo sólido e deitaremos a cabeça no travesseiro com a certeza de que o nosso dever de cidadão consciente foi cumprido. Sabemos que é um trabalho de formiga, mas é constante e educativo. 
                              Faz bastante tempo que luto pela vida na sua plenitude. Sei e acredito que muitas pessoas comungam sobre o que vou desabafar: os valores humanos estão foram de “moda”, porém valores como confiança, honestidade, amizade, respeito, fraternidade e solidariedade estão sempre na “crista da onda”, no núcleo das células de todos os seres vivos. Veja o caso das plantas, que para se disseminarem, utilizam-se de métodos eficazes como um bom perfume e cor atraente para que os insetos façam seu trabalho de polinizá-las. Os animais quando não têm fome não matam só por prazer, há uma certa “honestidade não planejada” para que as cadeias alimentares sejam respeitadas, pois faltaria alimento para outros. E no meu caso de professora, meus esforçados alunos são muito parceiros, confiáveis e solidários. Ensino que o planejamento para qualquer atividade deve prever o destino dos resíduos sólidos, deve investigar como a matéria-prima é obtida (se há trabalho infantil, se há remuneração digna, se os trabalhadores têm seus direitos adquiridos e assim por diante). A sustentabilidade das atividades propostas necessita que seja verificado a estrutura mínima para que os objetivos sejam atingidos em todos os aspectos socioambientais.                             
                         Meu dia do meio ambiente será comemorado por que têm mais “formiguinhas” que contaminei ( no bom sentido) para fazerem sua parte. Sinto satisfação de dividir esta realidade tão singular com você leitor. Fico ainda mais feliz em saber que nós não estamos sós, estamos sim, somando ações socioambientalmente corretas, multiplicando nossos exemplos de cidadania, dividindo nossas  responsabilidades com outras “formiguinhas” para subtrair os maus tratos com o meio ambiente. Feliz todos os dias do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário