UNIFORMIZAÇÃO PARA QUEM?
Autora: Bióloga e Professora Débora Machry
Célula vegetal feita como recurso didático com resíduos sólidos descartáveis. |
Há muito tempo atrás um homem nazista também tentou unificar a raça humana. Ele era tirano,louco e malvado. O poder lhe subiu a cabeça e ele não aceitava o “diferente”. Os humanos em sua maioria o repudiam, mas ele pertencia ao reino animal como todos nós humanos.
Até hoje em dia, vemos pessoas que não aceitam as diferenças. O outro, o diverso muitas vezes incomoda. Trabalho com alunos de inclusão e sei que sua distinção é o que muitas vezes aproxima os outros estudantes dos sentimentos de solidariedade, de ação-reflexão-ação fraterna.
Então eu pergunto? Será que colocar todos uniformizados e vestidos com as mesmos princípios, com as mesmas roupas, com as mesmas cores, com os mesmos objetivos teremos igualdade? Teremos paz? A educação vem de dentro e não de estereótipos. A educação verdadeira está relacionada com as experiências significativas e emocionantes que vem de quem se ama. A educação verdadeira nunca vem de cima para baixo, mas vem integrada com o sentimento, o conhecimento e o respeito à diversidade.
A população mundial é heterogênea por que em suas células está impresso: "biodiversidade em evolução não em uniformização."
Então não tente colocar as pessoas dentro de fôrmas preconceituosas, camufladas de boas intenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário