sexta-feira, 27 de junho de 2014

UNIFORMIZAÇÃO!



                            

UNIFORMIZAÇÃO PARA QUEM? 
Autora: Bióloga e Professora Débora Machry
Célula vegetal feita como recurso didático com resíduos sólidos descartáveis.
   A natureza desperta nosso olhar, dá sentido aos nossos interesses, perfuma as vivências por que não há uma uniformização da vida. Há uma grande biodiversidade resultante da evolução de milhares de seres vivos que deixaram seus caracteres genéticos para sermos o que somos hoje. Toda vez que o homem tenta padronizar sua vida de acordo com seus negócios, interesses políticos e econômicos naturalmente ocorre o desequilíbrio socioambiental. A vida natural nos ensina que o belo não está em uniformizar para unificar a ambição de uma minoria. Darwin, já afirmava que os seres vivos mesmo filhos do mesmo pai e mesma mãe têm semelhanças e não características idênticas aos seus progenitores. O que ocorre é o somatório de milhares de anos genéticos de evolução no nosso DNA. Então quem são estes pretensiosos que tentam padronizar? Quem são estes falsos modestos? A meu entender são pessoas egoístas, que não veem que a nossa existência não gira em torno de seus próprios objetivos. São pessoas essencialmente materialistas, que acreditam que precisam explorar ao máximo os bens naturais e econômicos, pois sua vida segundo seus princípios é curta e deve ser bem aproveitada. Infelizmente a Terra tem muitos filhotes com esta “mutação de caráter”. A maioria dos descendentes dos seres vivos não age com tanta pretensão, pois o planeta já teria desaparecido com tanta ganância.
            Há muito tempo atrás um homem nazista também tentou unificar a raça humana. Ele era tirano,louco e malvado. O poder lhe subiu a cabeça e ele não aceitava o “diferente”. Os humanos em sua maioria o repudiam, mas ele pertencia ao reino animal como todos nós humanos.
        Até hoje em dia, vemos pessoas que não aceitam as diferenças. O outro, o diverso muitas vezes incomoda. Trabalho com alunos de inclusão e sei que sua distinção é o que muitas vezes aproxima os outros estudantes dos sentimentos de solidariedade, de ação-reflexão-ação fraterna.
            Então eu pergunto? Será que colocar todos uniformizados e vestidos com as mesmos princípios, com as mesmas roupas, com as mesmas cores, com os mesmos objetivos teremos igualdade? Teremos paz? A educação vem de dentro e não de estereótipos. A educação verdadeira está relacionada com as experiências significativas e emocionantes que vem de quem se ama. A educação verdadeira nunca vem de cima para baixo, mas vem integrada com o sentimento, o conhecimento e o respeito à diversidade.
          A população mundial é heterogênea por que em suas células está impresso: "biodiversidade em evolução não em uniformização."
           Então não tente colocar as pessoas dentro de fôrmas preconceituosas, camufladas de boas intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário