quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Artigo Novo:A bordo da Educação!





A bordo da Educação
Autora Bióloga Débora Cristina Schilling Machry

  Com educação podemos viajar e conhecer o mundo. Podemos salvar o planeta Terra, ajudando as pessoas porque fazendo o bem também somos beneficiados. Com educação podemos criar invenções e até curar seres vivos.
  Este ano, a bordo do ônibus da educação queremos sentar na frente, junto dos nossos professores e colegas para curtirmos a viagem coletiva na escola e nas nossas famílias.
  Os animais de rua precisam da nossa educação assim como todos os seres vivos. Pessoas “estudadas”, não jogam lixo no chão.
  Nas instituições de ensino, os “motoristas” são conselheiros, orientadores, mediadores de aprendizagens, docentes, “gurus” e educadores. Os estudantes são importantes passageiros, cheios de curiosidades, alguns indagadores e outros silenciosos mais muito observadores. É claro que existem “motoristas e passageiros” da educação que resistem com seu descaso. Não vislumbram novos olhares pelas paisagens que aparecem pela janela do coletivo. Mais é difícil agradar a todos.
  A cada ano escolar que se despede, alguns educandos não conseguem descer do “ônibus” porque não tinham bem claro qual era o seu destino de viagem. Ás vezes a família não sabe também o porquê de estar mandando seu filho para esta saída de campo, cheia de descobertas e redescobertas. Outras vezes, antes de chegar ao fim da trajetória os passageiros desistem e pedem para descer do transporte do conhecimento. 
  Não importa o transporte, pode ser um ônibus, um trem, uma bicicleta, um avião e assim por diante. O que realmente faz sentido é, se este meio nos faz chegar às finalidades traçadas. Nestas metas não podemos de esquecer de sermos felizes e bons exemplos de coragem, perseverança, amor, paciência e cuidado com o próximo. Se a vida e a escola não nos ensinarem a mediarmos nossos problemas com hipóteses viáveis de solução, de que adianta insistir nos erros?
  Precisamos ser humildes e nas “paradas da vida”, entrar no coletivo da educação para também refletir sobre nossas ações. Precisamos avaliar e recomeçar de onde paramos. Talvez até reiniciar a viagem. Contudo precisamos continuar sedentos de conhecimento, pois só assim evoluímos e preservamos. Quem ama cuida e educa!
  A bordo do ônibus da vida, precisamos pegar os coletivos da educação que são representados pela escola, pelas nossas famílias, pela nossas amizades verdadeiras e por nossas lutas diárias. Todos nós somos sempre convidados a aprender. Bom reinício de aulas para todos, e que este ano suas viagens lhes levem para lindas aprendizagens. Bom retorno!!!