domingo, 21 de junho de 2015

Artigo novo: Espelho do Bem

Espelho do Bem
Autora: Débora Cristina Schilling Machry

A imagem de nós mesmos refletidos no espelho nos diz o que estamos fazendo em nossa vida. Ao olharmos no fundo de nossos olhos, vemos mais que a cor dos mesmos. Veremos o quanto somos fortes e ou frágeis dependendo do período que estivermos. A certeza é de que a névoa é passageira. Nós somos o reflexo de nossas escolhas.  As pessoas e energias se aproximam de nós de acordo com nossas vivências. Nosso trabalho, nossas escolhas, nossas amizades nos aproximam ou afastam dos grandes milagres diários.  O bem só é desfrutado por quem faz o bem. A caridade, a doação de tempo, o saber ouvir são atitudes que contribuem efetivamente na vida de várias pessoas. Mas quem realmente é favorecido de bênçãos é quem sabe verdadeiramente doar-se. Quando aproximamos o bem para nossa vida, recebemos o bem. Nesse caminho pode haver dor e descontentamento. A vida é como um espelho e reflete nossas escolhas. Talvez nos falte enxergar e refletir no espelho de nossa alma o que realmente somos para nós mesmos. Sempre veremos novos reflexos. Podemos mudar estes reflexos. Precisamos enxergar nossos talentos. Precisamos estar prontos para refletirmos sobre nossas reais vontades. Saber escolher, saber usar a chave dourada para abrir portas, saber abençoar os outros e consequentemente a si mesmos. Sempre podemos e somos capazes de fazer melhor, precisamos é encontrar dentro de nossos corações aquilo que nos deixa verdadeiramente felizes. Assim transmitiremos no caminho que escolhermos alegrias, auto estima, zelo e cuidado. Não precisa “forçar nada” que você não queira. Você recebeu talentos e as outras pessoas também. Use-os. Não espere nada em troca, mas fique feliz por sua dedicação. Muitas expectativas atrapalham o sabor de descobrir aprendizagens importantes como amar e ser amado. Não desista de você, pois muitas pessoas acreditam e o apoiam, basta saber enxergar. Talvez o que falte é limpar o seu espelho, onde você se reflete. Limpe-o  com carinho, perdão, paz interior, gratidão e agradecimentos. Os resultados para quem não espera demais dos outros,  são sempre surpreendentes. A chave da felicidade está em você. Para sempre suas ações ficaram gravadas no coração de quem conviver com você. Os milagres ficarão registrados no espelho das almas de outras pessoas e o mundo ficará menos violento e mais perfumado de boas ações e pequenos-grandes milagres. Pense nisso!!!!! Sozinhos não somos ninguém, mais sozinhos e vivendo agradecidos aproximaremos pessoas do bem, ações do bem. Minha forma de escrever quer contribuir, mas não quer dizer que pessoas irão mudar seu jeito de viver por causa disto. Seria muita pretensão de minha parte. No entanto, se pelo tempo que o leitor estiver refletindo eu o ajudar de alguma forma, minha missão foi cumprida. 

sábado, 20 de junho de 2015

Artigo: O que é ser Professor Público?

O que é ser Professor Público?
Autora: Débora Cristina Schilling Machry


Ser um professor da rede municipal é participar de um processo seletivo bastante disputado. É estudar continuamente e se deparar com o sucateamento de algumas escolas. É usar da criatividade para driblar a falta de recursos didáticos. É ser pouco valorizado pelo empenho dedicado aos educandos. Ser educador público significa conviver com complicadas mazelas socioambientais. Também é conviver com o abandono de crianças, jovens e adolescentes. 

No ensino privado, onde já trabalhei, as dificuldades existiam, mas eram diferentes. Você pode perguntar por que continuar nesta profissão? Porque nem tudo são negatividades, porque é nossa vocação, porque apesar dos problemas sempre acreditamos no potencial dos nossos jovens aprendizes. Entendemos que, sem conhecimento é complicado conseguir trabalho. O professor público é um sonhador, que tem fé que as coisas podem melhorar. Tem confiança e amor nos seus alunos. Os educandos, da mesma forma, depositam suas aspirações de um futuro melhor em seus mestres. E vivemos assim: estudando, compartilhando, socializando saberes formais e informais, idealizando práticas, firmando objetivos para educar com cidadania, justiça, valorização e respeito a si próprio e ao próximo. Planejar é a palavra chave do processo educacional. A cada planejamento, visualizamos nossos jovens e lembramos de que somos muitas vezes a motivação para novas aprendizagens, afinal não existe professor sem aluno e vice-versa. Quando programo minhas aulas considero os depoimentos que escuto durante nossas viagens científicas.
Me lembro de declarações que me comovem: ...professora quero ser médico, ...estou com fome, já está na hora da merenda?...sua aula passa tão rápido, pena que já terminou!...preciso estudar para ter um futuro melhor... estou grávida com 12 anos... nós vamos fazer saída de campo, nós vamos ir até o centro da cidade, que legal!!!! ... vou dar um tempo nos estudos (daí começa a corrida contra o abandono escolar). Alguns trocam de escola e não acompanhamos mais sua trajetória. Muitas vezes, os encontramos no trabalho ( como balconistas, empacotadores e etc), com carteira assinada, ajudando na renda familiar. Poucos continuam seus estudos, e os professores que sonharam, muitas vezes, com seus educandos em sua conclusão dos estudos na faculdade, se frustram, mas não desistem. E a luta continua. Planejamos e corrigimos muitas vezes em casa. Temos horas de planejamento na escola, mais é muito pouco (para organizar provas, corrigir e planejar), eu mesma tenho 13 turmas, com caminhadas diferentes.
Sai governo, entra governo e a educação muito pouco ou nada avança, dentro e fora da escola. É necessário dialogar, protestar e gritar que a situação não está boa.
O objetivo deste texto é, esclarecer a população em geral o papel do professor do ensino público e sensibilizar os corações e mentes de quem ainda não conhece esta realidade pública. Ser professor público é motivo de orgulho, porque existem sofrimentos, mas ecoam mais alto o nosso comprometimento com nossos educando e suas aprendizagens, bem como nosso amor por nossa vocação de SER Professor(a). Planejar e se organizar para melhorar a educação: protestar para mudar o que não está bom faz parte da luta!!!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

COMEMORAÇÕES!!!!



HORA DO CONTO: UM AMOR DE CROCHÊ...

PARA INCENTIVAR A LEITURA, FAÇO A HORA DO CONTO COM OS ARTIGOS QUE PUBLICO. AQUI, IMAGENS DOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS PROFERIDAS. IMAGENS INTERNALIZADAS DAS APRENDIZAGENS. MÃE, PROGENITORA DOS MULTIPLICADORES SOCIOAMBIENTAIS.



















Desafio: encontre o número 6 no tronco da árvore, os líquens forma responsáveis!!!

Pela janela da sala de aula, um aluno do sexto ano me disse: Professora, encontre um numeral no tronco da árvore. Observei e enxerguei.
Os responsáveis pela obra são os líquens.
Os líquens são associação de algas e fungos. Os fungos decompõe a matéria orgânica. As algas fazem a fotossíntese. Trata-se de uma relação simbiótica onde ambos os seres vivos se beneficiam. A alga é uma planta fotossintetizante e o fungo é um decompositor.

Resultados da Gincana, divulgação no Jornal VS. Trabalho na sala de aula.

Os resultados incentivaram e alegraram os alunos.
Os prêmios precisam ser bem utilizados na escola. As lixeiras serão muito importantes para nossa coleta seletiva.
Na sala de aula os estudantes viram os prêmios. Professora Débora lembrou que foi o trabalho coletivo que adquiriu o material didático. Os estudantes precisam cuidar de suas aquisições para toda a escola. É um trabalho de conscientização. 
Em cada sala de aula, há uma escala de cuidadores da coleta seletiva.

A Comissão da 3ª gincana AES Sul recebeu ...

A Comissão da 3ª Gincana recebeu o certificado de participação e trabalho efetivo pelo descarte correto de resíduos sólidos na Comunidade do Bairro Pinheiro em São Leopoldo, RS.
Parabéns ao empenho. Os jovens da Comvidas receberam estojos e carteiras feitas com plástico de embalagens. Sucesso.