segunda-feira, 14 de março de 2016

Doação de órgãos!!!



Doação de órgãos





Artigo: Professora e Bióloga Débora Cristina Schilling Machry
O momento de dar adeus a alguém que teve morte cerebral é horrível. Ainda, com a ajuda das máquinas, a pessoa querida, com movimentos meramente mecânicos respira. O cérebro, o comandante vital corporal morreu. Os familiares convencidos da situação são chamados para o consequente remate da vida. Os doadores de órgãos em um gesto de solidariedade e acima de tudo de amor incondicional, não morrem simplesmente. São herois da vida que conseguem se manter, vivos mesmo sem a sua presença corpórea completa. De certa maneira driblam a morte corporal para continuarem dando vitalidade a receptores que em muitas vezes nunca sequer conheceram ou tiveram convívio. Com impressões digitais únicas (doador e receptor) que após o óbito se fundem. Cada um de nós sabe que é uma criação divina e especial. Em vida, talvez o doador e o receptor podem ter se cruzado, mas nunca imaginavam tal final. O doador, de livre e espontânea vontade, prevê seu anseio, dialoga com sua família seu desejo e se cadastra num banco de doadores. Existem critérios para que alguém possa ser doador, mas a saúde é condição. Há indivíduos que não pensam sequer na hipótese ou não podem por diferentes motivos. No entanto isso não é motivo para não sermos doadores durante nossa vida. Não estou falando em paternalismo, “dar o peixe e não ensinar a pescar”! Me refiro a doação de tempo para conviver com os idosos, com doentes em hospitais, com parentes que não vemos há muito tempo e etc. Essas pessoas e também você, com estes gestos de atenção e carinho talvez pudessem ter até um “fortificante motivo” para se curar e continuar vivendo com qualidade de vida. Alguns estão doentes de ódio, inveja e maus sentimentos. Isto não faz tanto mal a quem é o desencadeador ( que muitas vezes nem sabe) de tais sentimentos, mas adoece a pessoa desequilibrada de opiniões negativas. Os bens materiais, por vezes são mais fáceis de doar por parte de algumas pessoas, as avarentas preferem acumular e entulhar seus armários. Evite o consumo de bens sem necessidade e antes de fazer as compras reflita quais dos seus bens você pode se desfazer sem contaminar o meio ambiente e presentear alguém que realmente precisa. Viu ser doador mesmo para quem se intimida é teme é sempre possível. A medicina evolui a cada dia, e os humanos reiniciam aprendizagens. Evoluir é vital. O Brasil precisa de doadores de órgãos e de felicidades, pense sobre isto. 




segunda-feira, 7 de março de 2016

Bóra preservar proteger a vida sustentável!!!!





É necessário ser exemplo de educação ambiental. Recicle, você vai se sentir muito feliz por deixar o planeta Terra sustentável. Você é quem sai ganhando em saúde e contentamento.Não devemos fazer reciclagem só durante gincanas ambientais mas também nestas atividades. Ame a natureza e prove isso. Evite o consumo desnecessário e as embalagens das embalagens. 

Atividade: Levar resíduo seco até a coleta 

Objetivo: Destinar o resíduo sólido à coleta a fim de preservar a natureza.

Data: 7/3/16-  No meu fusca

Local de destino: Rissul na Feitoria- Leve sua conta de luz e você ganha desconto na sua residência.
RESULTADOS:
111Kg de material entregue.

Aprendizagem para vida: 
O desconto não é tão significativo quanto a emoção de fazer o bem a tantos seres vivos. Ser exemplo do bem é muito bom, todos devem sentir esta sensação.

Novo artigo para o Whatsapp de leitura!!!

Oportunidades e Conquistas
Autora Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry


Uma das aprendizagens mais significativas da vida plena é saber agradecer. Conseguir enxergar a cada dia as oportunidades que a vida nos dá se torna um exercício necessário. As grandes conquistas são um somatório de pequenas vitórias. Saber ficar feliz e satisfeito com elas é um desafio diário. Estar vivo é um milagre! Cada encontro vital é cheio de chances para sermos mais plenos. É uma fonte inesgotável de possibilidades. É fundamental criarmos metas possíveis e a cada ok vibrar com esses pequenos avanços que a vida nos dá para evoluirmos. Nossas vivências plenas dependem de nosso bem estar e bom humor. Não somos pessoas com emoções constantes. Não somos robôs. E é aí que está a grande essência da vida. Saber viver bem com as limitações que a vida nos impõe, sejam elas físicas ou mentais. Há pessoas por exemplo que têm dor física por toda sua existência e apesar dos doloridos dias conseguem ser até mais contentes do que aquelas pessoas que não sentem dor corporal nenhuma. Muitos exemplos de dificuldades devem passar por sua mente agora. Você deve até se sentir envergonhado por não ser feliz. Mas não se sinta culpado eu já mencionei que aprender a enxergar as conquistas é uma tarefa árdua mais necessária. Nossa vida é curta mais nem por isso não deve ter emoções pequenas. Viva agradecido em você com você que os outros se aproximarão com boas intenções, pois você irradia equilíbrio e exemplo de conquistador destemido e confiante.Permita-se e permita aos que convivem com você saberem também o que você deseja. Ninguém possui bola de cristal ou pensa como você. As pessoas se sentem bem com aquelas parceiras de conciliação e de modo criativo de agir e pensar. Elas inclusive conseguem conviver com suas rabugices passageiras. Quando eu digo passageiras me refiro áquelas que são perdoadas. Vivências que se libertam de acontecimentos tristes e cheios de sentimentos de ódio e vingança. Sentimentos de inveja e descontentamento consigo mesmo que por não ser detectado levou seu casamento à separação ou à mágoas desmedidas e desnecessárias nas pessoas que mais lhe amavam. Pra quê tudo isso?? A Vida precisa ser mais simples. Se conheça em primeiro lugar! Descubra o que não lhe faz bem e evite cometer os mesmos erros. Descubra quais são as situações que disparam gatilhos de ansiedades que disparam medos disfarçados de fome, inveja, dicussões descabidas e assim por diante. No entanto desvele prazeres que lhe deixem em paz em harmonia com você mesmo. Acredite nas alegrias das pequenas conquistas diárias. Comemore-as sabendo que ninguém poderá retirá-las de você.