segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Início das Aulas 2020

Início das Aulas
Autora: Débora Cristina Schilling Machry
Início das Aulas com empatia e respeito
Autora: Débora Cristina Schilling Machry

Que expectativa! O que vou aprender? Quem vou rever ou conhecer? Quem serão meus professores? Materiais novos! Cheirinho de novidades! Muitas perguntas a fazer. Muitas emoções para curtir! 
É muito legal reiniciar o ano letivo. Os alunos e professores se reencontram com saudades e muitas histórias para contar. Vivências das mais diversas. Quando o novo capítulo se abre a empatia e o respeito devem se dar as mãos. Com esta atitude os objetivos socioambientais sustentáveis serão atingidos. Quem sabe se colocar no lugar do outro é no mínimo criativo e respeita a individualidade.É uma pessoa universal. Atinge com boas ideias e vibrações positivas o coletivo ambiental e social. Para conseguir ser um ser humano melhor, cada um deve se amar primeiro. Só quem experimenta este sentimento sabe amar. Daí para amar o próximo é um pulinho. Esse próximo inclui a natureza, já que somos uma pequenina parte dela. Não há brincadeiras de mau gosto entre amigos. Os animais e plantas são bem tratados. Uma corrente de energia flui no coletivo. E nesta corrente, será difícil que alguém consiga quebrar os elos de amizades verdadeiras.De saber cuidar. Quem traz alegrias consigo, arrasta bons exemplos a serem seguidos. Então, sejamos seguidores de momentos simples mas significativos. Momentos únicos que a escola tem para oferecer. A escola deve educar com amor. Significa que deve corrigir os erros tão necessários para que ocorram as aprendizagens. 
Ninguém gosta de ser avaliado por ser avaliado.Se houver diálogo entre a escola e o educando acerca da sua evolução e o aprendiz se empoderar  dos seus conhecimentos haverá um grande progresso nas relações interpessoais.O estudante se tornará empático às questões que no presente e futuro irá encarar. Ele não se congelará diante das adversidades.
Bom retorno!!!!
Daí o jornal VS publicou este artigo dia 20/2/20 e minha ex-aluna Fran comentou o seguinte no Facebook:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Nós não vivemos sem água!

Nós não vivemos sem água!
Autora: Bióloga Débora Cristina Schilling Machry

A chuva que cai na cidade e escorre pelas ruas. Passa por bueiros entupidos de resíduos sólidos inorgânicos e orgânicos. Dali segue para os Arroios. Dos arroios chegam ao rios e os rios chegam ao mar. Tudo está interligado. Água que cai da chuva é resultante do ciclo da água que vem da evapotranspiração dos seres vivos e evaporação dos não-vivos. Precisamos da água e disso ninguém duvida. Nosso corpo também possui as veias que são carregadas de sangue que possuem água entre outras substâncias. Está rico de gás carbônico. O coração e os pulmões fazem a limpeza do líquido vital para o corpo dos seres vivos. As plantas reaproveitam o gás venenoso e juntamente com água,luz e clorofila transformam os cadáveres e sais minerais em alimento (Glicose), gás oxigênio e água. Reciclamos a vida a cada batida do coração e a cada respiração. Mas e a água que bebemos? Ela é limpa e purificada no próprio seu ciclo. Ficamos doentes na desidratação.Nosso sangue engrossa. Os rins não podem filtrar. O coração sofre para bombear. O cérebro fica alterado. Nossa água se torna escassa por falta de árvores e por lixo jogado indiscriminadamente nos mananciais. Lixo, porque perde a sua data de validade e não é bem aproveitado pela indústria e nem é separado corretamente por nós. Podemos e devemos melhorar essa situação. O normal hoje é o anormal de alguns anos atrás: enchentes no verão e seca no inverno.Desastres ambientais terrestres. Sem água não podemos viver. A Terra já passou por muitas situações críticas até hoje. Nós não vivemos sem a Terra,mas ela vive sem nós. Preserve sua vida cuidando no planeta!