CORAÇÕES DE SUCATA,CAMINHOS PARA
APRENDIZAGEM SOCIOAMBIENTAL SUSTENTÁVEL
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOUTOR JORGE GERMANO SPERB
Orientadora: MACHRY, DÉBORA CRISTINA SCHILLING
*Contato: deboramachry68@gmail.com
INTRODUÇÃO
Na escola pública os recursos didáticos são muito escassos para
aulas práticas.Para facilitar a aprendizagem e melhorar os
resultados na sala de aula são necessários materiais que
concretizem o conhecimento dos alunos do ensino fundamental.
No oitavo ano, da Escola municipal Doutor Jorge Germano Sperb,
foi fundamental a criação de recursos didáticos de sucata devido a
grande dificuldade que os alunos possuem para abstrair o
conteúdo sobre grande circulação sistêmica. Além disso existem
muitos resíduos sólidos inorgânicos com destino incorreto são
espalhados pela natureza. Este material precisa ser reciclado e
depois de utilizado receber o destino correto na coleta seletiva.
METODOLOGIA
O conteúdo foi trabalhado em aula de maneira formal com vídeos e
explicação oral. A circulação sistêmica foi desenvolvida em video aulas
no Canal Débora Machry. Foram feitas avaliações objetivas e
subjetivas. Nossas hipóteses: é possível criar modelos de sucata de
corações para aprender melhor o conteúdo de ciências. A aula será
muito mais divertida e interessante. A culminância do trabalho
aconteceu com a divulgação da criação inédita, de corações de sucata
que foram feitos de resíduos sólidos que funcionassem e com
apresentação para turma. O Jornal Vale dos Sinos foi convidado para
registrar as práticas do projeto, a fim de multiplicar nossas estratégias
socioambientais sustentáveis para comunidade.
RESULTADOS
Confirmamos nos resultados que nossas hipóteses estavam
corretas, pois todos os grupos apresentaram corações de sucata,
que demonstraram o sangue venoso sendo levado para os
pulmões ( do ventrículo direito através da aorta pulmonar) para a
troca de gases (carbônico pelo o oxigênio) e dos pulmões para o
coração, átrio esquerdo, válvula bicúspide, ventrículo esquerdo e
através da artéria aorta o sangue arterial vai para todo o corpo. Os
objetivos foram 100% atingidos. O material pode ser visualizado no
blog http://cristinaschillingmachry45.blogspot.com/?m=1
Podemos, com muita criatividade, aprender com recursos feitos de
resíduos sólidos, nos divertir, concretizar e praticar a teoria, além
de evitar o consumo exagerado e a poluição do solo, da água e do
ar.
Figura 1: Coração de Sucata
CONCLUSÃO
Concluímos que aulas práticas inéditas são o resultado das
aprendizagens efetivadas. É necessário interagir com o
conhecimento de forma concreta para que, o mesmo, mude o
modo de ver e agir do estudante na sua realidade. Os estudantes
ficaram extasiados de alegria com os resultados apresentados.
Ficaram com autoestima elevada. A pesquisa desenvolvida
comprovou que, para aprender sobre o corpo humano, basta evitar
o consumo exagerado, utilizar resíduos sólidos nos recursos
didáticos lúdicos experimentais e se alimentar com
responsabilidade e sustentabilidade.
REFERÊNCIAS
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer” e
do “agir” coletivo. Pelotas: Sociedade em debate, 2001
CRIBB, S. L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta
escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao
ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.
DIAS, F. G. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3. ed. São
Paulo: Gaia, 1992.
MORGADO, F.S; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação
ambiental e alimentar: experiência de projeto horta viva nas
escolas municipais de Florianópolis. Santa Catarina: Revista
eletrônica de extensão, 2008.
://cristinaschillingmachry45.blogspot.com/2018/08/aula-pratica-com
-minhocario-em-2018.html?m=1,UMA HISTÓRIA REAL:
TRABALHANDO COM MINHOCÁRIO DE SUCATA NA SALA DE
AULA Oficineiras: Débora Cristina Schilling Machry, … ,
https://sites.google.com/site/diariodecienciasdeboramachry/home/a
Parabéns professora Débora pelo trabalho! Uniste anatomia humana com ecologia!!
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