quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Pesquisa: estufas agrícolas

ESTUFAS AGRÍCOLAS PARA SALA DE AULA:RECURSOS 
DIDÁTICOS LÚDICOS EXPERIMENTAIS E SUSTENTÁVEIS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DO RIO BRANCO



Orientadora: MACHRY, DÉBORA CRISTINA SCHILLING

 *Contato: deboramachry68@gmail.com
INTRODUÇÃO
O trabalho na horta é muito significativo os estudantes. A horta escolar é um laboratório com múltiplas ferramentas e inúmeras possibilidades, considerando ainda que os alunos adoram  atividades práticas e que apontam significados aos conteúdos apresentados. Esse recurso pode ser de grande valia ao processo ensino–aprendizagem.Os estudantes não têm horta em casa. Seu baixo poder aquisitivo não permite que comprem mudas de verduras. Daí um dos grandes motivos para criar estufas práticas e sustentáveis, pois se as sementes germinam aceleradamente em 
sala de aula o resultado será o mesmo em suas casas. 
METODOLOGIA
Utilizando resíduos sólidos inorgânicos foram elaborados minhocários de pet, uma estufa portátil de germinação de sementes e de estufas de garrafa pet. Em horário de aula de ciências, os alunos cultivaram alimentos, fizeram composteiras, acompanharam a pesquisa nos minhocários de garrafa pet (na sala 
temática de Ciências), fizeram a pesquisa sobre a germinação e crescimento de sementes, mantiveram os canteiros, elaboraram a espiral de chás com vasos de flores feitos a partir dos minhocários da pesquisa e limparam o pátio (juntaram folhas para fazerem a compostagem). A irrigação foi feita com o uso da Cisterna. Estudos e avaliação dos resultados foram feitos em relatórios, bem como vídeo aulas sobre o trabalho desenvolvido que são divulgados no Canal: Débora Machry para estudos posteriores.
O Jornal Vale dos Sinos foi convidado para registrar as práticas do projeto, a fim de multiplicar nossas estratégias socioambientais sustentáveis para comunidade. 
RESULTADOS
O presente estudo fez com que os alunos entendessem o processo de construção da horta e manutenção, que compreendessem de maneira dinâmica os conteúdos da disciplina de Ciências além de se divertirem."...conseguiram comprovar com suas observações e pesquisas que, as minhocas são “arados vivos”, que buscam seu alimento orgânico na superfície do solo e levam o mesmo para seu interior, lá reciclam o resíduo e fazem um bem enorme para todos os seres vivos. As minhocas são extremamente úteis para a produção de alimentos. A condensação no vivário evita irrigação da estufa. A estufa aceleradora de madeira está em pesquisa e em 3 dias foi possível observar que ocorreu agerminaçãode sementes.As estufas são importantes recursos para produção de alimentos. 
Com os vegetais colhidos fizemos um lanche saudável.Divulgamos o vídeo: A Horta, na Mostra de Monstros do Jornal VS e tiramos 
terceiro lugar numa competição entre várias cidades. O trabalho desenvolvido a partir da horta levou os alunos a valorizarem o espaço escolar, deu significado à aprendizagem e permitiu o 
desenvolvimento de práticas pedagógicas socioambientais sustentáveis. Aproximando a aprendizagem da realidade cotidiana aconteceu a união da teoria e prática. Podemos aprender com 
recursos feitos de resíduos sólidos e assimevitar o consumo exagerado e a poluição do solo, da água e do ar. Atingimos todos os objetivos propostos.
Figura 1: Estufa portátil, germinação em 3 dias.
CONCLUSÃO
"Para introduzir uma alimentação mais saudável na escola, não basta somente criar uma horta. É necessário saber lidar com desafios do cotidiano urbano”. 
"As primeiras colheitas refletiram o sentimento coletivo de amor à escola e trouxe a emoção e motivação de ver o resultado de um trabalho coletivo sem custos, com reaproveitamento de energia. 
Sem exploração da natureza"
O espírito científico de descobrir, pulsa forte dentro da docente e dos discentes. Isto é muito bom. Eles não se acomodaradiante 
das diversidades e dão este exemplo de sustentabilidade diariamente para a comunidade escolar, internauta ou gráfica.
REFERÊNCIAS
BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do conhecer” e do “agir” coletivo. Pelotas: Sociedade em debate, 2001
BIANCO, S.; ROSA, A. C. M. Hortas escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino 
fundamental: Livro do professor.Florianópolis: Instituto Sousa 
Cruz, 2002.
CRIBB, S. L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.DIAS, F. G. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3. ed. São 
Paulo: Gaia, 1992.MAGALHÃES, A. M. A horta como estratégia de educação 
alimentar em creche. 
MORGADO, F.S; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência de projeto horta viva nas 
escolas municipais de Florianópolis. Santa Catarina: Revista eletrônica de extensão, 2008.
://cristinaschillingmachry45.blogspot.com/2018/08/aula-pratica-com-minhocario-em-2018.html?m=1,UMA HISTÓRIA REAL: 
TRABALHANDO COM MINHOCÁRIO DE SUCATA NA SALA DE AULA Oficineiras: Débora Cristina Schilling Machry, … , 
https://sites.google.com/site/diariodecienciasdeboramachry/home/atividades-do-projeto-fiel-ao-residuo-solido-em-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário