sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Agenda 2030

Abraçando a saúde-sustentável! (parte 2)  
ODS: 4,12,14,16 e 17.

Texto Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
Sentar a mesa, mastigar bem os alimentos, sentindo seus aromas e prestando atenção ao momento fazem muita diferença para nossa mente, por exemplo. Você sabia que nosso cérebro necessita de vinte minutos para se saciar? Então, não atenda telefonemas sem urgência na hora da refeição e evite olhar tv. Você vai ver que é difícil, mas não impossível. Para educar certos hábitos dentro da gente, são necessários períodos longos de exercícios. Não tão longos quanto foi necessário para a evolução das espécies. Com isto quero dizer que é necessário a repetição e persistência das nossas ações saudáveis. Existe uma agenda 2030 socioambiental sustentável com 17 objetivos de sustentabilidade elaborada para que tornemos nosso mundo melhor. Importante você se informar conhecer e multiplicar estes objetivos nas suas práticas socioambientais.
Não devemos desistir de agir por causa dos erros ou  porque você se sente sozinho na luta, pelo contrário é na avaliação e no feedback das nossas práticas que fizemos aprendizagens e descobertas para  a vida e para sustentabilidade do planeta.
Nas minhas aulas, utilizo resíduo sólido inorgânico para criar recursos didáticos. Para contagiar meus alunos com aprendizagens para sua vida os recursos didáticos sustentáveis são fundamentais. Os hábitos, as aprendizagens que penso serem importantes serem apreendidos sempre estarão na memória dos meus educandos. Quando estudamos o capítulo onde diz que nós somos o que comemos, é fundamental fazer o boneco de sucata, com boca feita de tampinhas, esôfago de mangueirinha de chuveiro, estômago de pet, fígado de espuma e assim por diante. Igualmente é fundamental, após a apresentação destes recursos memoráveis, destiná-los corretamente para a coleta seletiva. Este é o correto destino de aulas sustentáveis. Penso que fazendo pesquisas de comportamento alimentar, o meu aluno que se observa (alimenta-se de três em três horas, mastiga bem os alimentos, bebe pelo menos dois litros de água por dia e etc), se conhece mais. Quem não lembra de experimentos legais da escola que foram e são úteis para nossa vida? Evoluímos das aprendizagens simples, passamos para complexas e assim melhoramos nossas concepções. E os resíduos sólidos? Não foram parar no lixo, serviram de soluções engraçadas, criativas, habilidosas e ainda voltaram para a indústria para serem reutilizados. Não poluímos, poupamos e participamos de uma corrente socioambiental. Abraçar uma causa, seja ela qual for deve deixar sinais de sustentabilidade. As escolas precisam de coleta seletiva. Muitos professores usam recursos didáticos caros que depois de muito uso, são colocados misturados aos resíduos orgânicos. Muitos colegas ainda não têm esta consciência socioambiental, mas é necessário a organização e planejamento para esta imensa produção residual didática. Fico muito satisfeita com os resultados destas aulas carimbadas de cuidados com a natureza. Os objetivos são atingidos, as aprendizagens são para toda a vida. Os colegiais sabem que não devem deixar que pessoas os contaminem com seu mau humor. Sabem que não é nada legal pensar em situações problema de outras pessoas enquanto se alimentam. Já temos bastante problemas para tentar resolver as pendências de outras pessoas. Precisamos mastigar lentamente os "pepinos do consumismo exagerado". Estas aprendizagens são importantes no seu eu, no seu ser . Por isso não deixe que o “lixo” dos outros contamine você. Gere gentilezas nas pessoas, esta é a verdadeira caridade que faz bem ao espírito individual e coletivo.

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