FELIZ 2020, COM CONSEQUÊNCIAS DE ANOS PASSADOS!
Artigo Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
Estamos em pleno funcionamento corporal enquanto lemos este artigo. Beleza, mas nem todos estão comemorando este momento, ou porque estão "vidrados" nas compras, ou porque estão doentes do coração, ou porque simplesmente não se compreendem como parte do ecossistema.
Então, para aqueles que encontram a felicidade só consumindo, pensem um pouco nos seus resíduos sólidos desde que você toma o seu café: plástico que envolve o queijo e o presunto, embalagens do seu pó de café, da manteiga, da caixa de leite, da borra de café, da água que você desperdiça quando deixa a torneira ligada enquanto faz outra coisa. Pois é, nem estou falando do restante do seu dia, nem das embalagens dos seus presentinhos. Já pensou? Se você não separa os seus resíduos sólidos em orgânicos e inorgânicos, todo este material vai para o aterro sanitário e vai ser enterrado. Sim, depois de anos seu lixo, que não era lixo vai estar lá, poluindo. Um inocente café da manhã, do primeiro de janeiro de 2020! Isto não está certo, você precisa se conscientizar, lixo deve ser tratado como aquilo que não tem como reaproveitar de maneira nenhuma. A sociedade trata tudo como lixo. Não quer enxergar mais, quer se livrar. Não é bem assim! Você tem responsabilidades. Seu livre arbítrio não lhe dá direito de prejudicar o outro ser vivo! O que é isto????
O restante que sobra dos resíduos é um luxo, que limpo e organizado, deve ser vendido, doado, transformado em matéria prima para não ser retirada da natureza. Por exemplo, a bauxita, minério que é retirado do solo, que serve de matéria prima para as latinhas de refrigerante, não poluírá mais o solo, não haverá mais necessidade de perfuração do mesmo nem a retirada de árvores ou esgotamento de vertentes que abastecem os arroios e rios para que você beba seus líquidos favoritos que vêm dentro delas. É injusto que vida de muitos seres vivos, paguem porque você não tem a mínimo de entendimento das consequências de suas atitudes porque você está triste? Repense, se trate, os psicólogos e psiquiatras estão aí. Pare de pensar que entrando nas lojas, o vazio que você sente poderá ser suprido. Vá fazer caridade, vá se ocupar e parar de sentir pena de si mesmo. Se for depressão, procure as substâncias neurotransmissoras necessárias para fazerem você mais feliz, afinal você está doente. Procure mais qualidade de vida, você merece. Você é especial! Seu problema é químico, procure ajuda por favor! Os demais seres vivos, que na taxonomia são classificados como animais ( nós somos animais, não esqueça disto), plantas, fungos, protozoários e bactérias não têm culpa de você estar triste, infeliz, incompleto... Pare de poluir. Aprenda a caminhar mais quando estiver triste. Doe roupas que você não usa mais, aquelas que estão no armário e a mais de um ano você nem lembra que tem. Revise, veja se serve, se você ainda gosta, senão deixe de ser egoísta também. Sempre terá alguém que irá aproveitar muito melhor aquilo que você não quer mais. Seja mais empático com a natureza. Animais estão morrendo de fome, porque você não pode esperar para chegar em casa e separar seus resíduos e os joga nos ecossistemas. Você não é o único que precisa do planeta, deixe de ser inconsequente.
Você está doente do coração, sua emoção está fria e você esquece que é um grão de areia nesta imensidão terrestre, no entanto sua pegada ecológica é imensamente negativa quando não tem consciência do grande mal que você causa.
Sei que você já deve ter lido várias vezes sobre este tema, mas senão mudou seus hábitos é urgente sua transformação.Por favor, você é um ser pensante, mas os seres vivos que não falam, têm sentimentos de dor e fome, e aqueles que não têm células nervosas para sentirem, porque não têm um cérebro "organizado como seu" também necessitam viver, não só você. Se este artigo não serviu porque você é um ser que se vê como parte do ecossistema, valeu pela leitura. MANDE-O PARA PESSOAS QUE NÃO REFLETEM DESTA FORMA SOBRE TUDO QUE FAZEM! Precisamos tratar e cuidar bem da Vida Terrestre.
Excelente reflexão! Professora Débora ótimo trabalho sempre!! Por onde passa deixa marcas! Sentiremos Sds!!😘
ResponderExcluirExcelente abordagem, professora Débora. Novo ano e nova oportunidade para refletir sobre os hábitos de consumo. Desde 2018 o planeta usa mais recursos do que é capaz de suprir. Se nada mudar, nosso ambiente está fadado à deterioração. Reusar, reciclar, plantar seu próprio alimento, comprar coisas que usaram menos água são coisas que deveríamos fazer mais.
ResponderExcluirExatamente isso. Todos querendo um novo país mas nem todos querem se renovar. Por mais atitudes, menos reclamações. Sejamos, façamos nosso futuro melhor. Beijos!!
ResponderExcluirValeu pessoal, quanto mais comentarem sobre este assunto, meus alunos acreditarão que muitas pessoas estão na mesma sintonia de ideias contra o consumismo exagerado! Trabalho com o blog na sala de aula.
ResponderExcluir