quinta-feira, 21 de maio de 2015

As Facetas do 0%

As Facetas do 0%
Artigo: Débora Cristina Schilling Machry
Na vida tudo depende da visão de quem vê. Vou explicar. Para o aluno 0% nas suas aprendizagens é o caos, no entanto se este valor significar que não perdeu nenhuma aula é a glória. O estudante, o jovem que possui poucas ou nenhuma expectativa para sua vida terá poucas chances de viver com dignidade e criticidade se não desenvolver esta habilidade (que não é aprendida só nas escolas, mas também na família). Dificilmente este adolescente e futuro adulto irá opinar com sugestões ou pensamentos coerentes, pois a ignorância é a ferramenta da manipulação em massa. Para os políticos e empresários que precisam de pessoas que não pensam, só agem por um pequeno salário, para manterem sua condição social desigual, o percentual 0% de conhecimento histórico, cultural e  científico é o ideal.


Quando a educação é avaliada em 0% há um problema estrutural relevante. Há necessidade de ponderar e agir a cerca de tal valor e refutar o que está errado, agora quando a educação e a saúde não têm aumento de salário, o trabalhador desanima mas não para de lutar, afinal temos uma vocação e famílias para sustentar. Para os administradores da gestão pública, 0% de aumento deve ser uma força resultante da qual é necessário combater e nem cogitar, afinal é o trabalho coletivo de uma cidade que “carrega o piano”. 
Numa categoria trabalhadora, a paralisação é um momento de afirmar as reais metas, bradar sobre o valor de nosso trabalho, declarar que estamos insatisfeitos, protestar contra o índice 0%. Para todos os professores, não há outro significado para este índice, se não que fazer pensar, refletir e agir não tem valor algum. Nossos alunos precisam ver no exemplo de seus mestres uma aula prática de cidadania, de não aceitação ao zero por cento imposto. Precisamos clamar pois é assim que também damos nossa aula e nossos aprendizes aprenderam que zero por cento de acomodação não testemunham mudanças, mas o questionamento e a ação sim.
Para a natureza, zero por cento de consciência ambiental nos dá a dimensão do que estamos vivendo: lixo por todos os lados, água poluída, ar contaminado e recontaminação das cadeias alimentares. Nós fizemos parte destas cadeias e nos reenvenenamos.  Os mesmos zero por cento de descaso, falta de educação, desinteressam geram para o ambiente natural a sustentabilidade da vida como um todo.
 A mãe que coloca na bolsa o papel de bala do filho para depois colocar no lixo em casa, ensina aos cuidadores do planeta a separar os resíduos ou pelo menos que bueiro não é lata de lixo. Quem se alimenta do que se serve também ensina a poupar, evitar o consumo exagerado, pois não desperdiça a energia despendida em toda cadeia alimentar.

Todas as situações tem seus lados, e se valorizarmos e entendermos o que significa veremos que tudo tem seu lado positivo e negativo. Só não podemos acomodar diante das situações e aceita-las como leis. Levante-se e desacomode-se para administrar seus 0%.

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