As Facetas do 0%
Artigo: Débora Cristina Schilling
Machry
Na vida tudo depende da visão de
quem vê. Vou explicar. Para o aluno 0% nas suas aprendizagens é o caos, no
entanto se este valor significar que não perdeu nenhuma aula é a glória. O
estudante, o jovem que possui poucas ou nenhuma expectativa para sua vida terá
poucas chances de viver com dignidade e criticidade se não desenvolver esta
habilidade (que não é aprendida só nas escolas, mas também na família).
Dificilmente este adolescente e futuro adulto irá opinar com sugestões ou
pensamentos coerentes, pois a ignorância é a ferramenta da manipulação em
massa. Para os políticos e empresários que precisam de pessoas que não pensam,
só agem por um pequeno salário, para manterem sua condição social desigual, o
percentual 0% de conhecimento histórico, cultural e científico é o ideal.
Quando a educação é avaliada em
0% há um problema estrutural relevante. Há necessidade de ponderar e agir a
cerca de tal valor e refutar o que está errado, agora quando a educação e a
saúde não têm aumento de salário, o trabalhador desanima mas não para de lutar,
afinal temos uma vocação e famílias para sustentar. Para os administradores da
gestão pública, 0% de aumento deve ser uma força resultante da qual é
necessário combater e nem cogitar, afinal é o trabalho coletivo de uma cidade
que “carrega o piano”.
Numa categoria trabalhadora, a paralisação é um momento
de afirmar as reais metas, bradar sobre o valor de nosso trabalho, declarar que
estamos insatisfeitos, protestar contra o índice 0%. Para todos os professores,
não há outro significado para este índice, se não que fazer pensar, refletir e
agir não tem valor algum. Nossos alunos precisam ver no exemplo de seus mestres
uma aula prática de cidadania, de não aceitação ao zero por cento imposto.
Precisamos clamar pois é assim que também damos nossa aula e nossos aprendizes
aprenderam que zero por cento de acomodação não testemunham mudanças, mas o
questionamento e a ação sim.
Para a natureza, zero por cento
de consciência ambiental nos dá a dimensão do que estamos vivendo: lixo por
todos os lados, água poluída, ar contaminado e recontaminação das cadeias
alimentares. Nós fizemos parte destas cadeias e nos reenvenenamos. Os mesmos zero por cento de descaso, falta de
educação, desinteressam geram para o ambiente natural a sustentabilidade da
vida como um todo.
A mãe que coloca na bolsa o papel de bala do filho para
depois colocar no lixo em casa, ensina aos cuidadores do planeta a separar os
resíduos ou pelo menos que bueiro não é lata de lixo. Quem se alimenta do que
se serve também ensina a poupar, evitar o consumo exagerado, pois não
desperdiça a energia despendida em toda cadeia alimentar.
Todas as situações tem seus
lados, e se valorizarmos e entendermos o que significa veremos que tudo tem seu
lado positivo e negativo. Só não podemos acomodar diante das situações e
aceita-las como leis. Levante-se e desacomode-se para administrar seus 0%.
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