Arroio Kruze é a sala de aula
Autora:
Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
Quase não acreditei! Mensalmente visito com meus aprendizes e parceiros de causa ambiental as margens do arroio do bairro Campestre e é, a primeira vez, neste ano, que o mesmo tem suas águas visíveis e não lixo a céu aberto. Infelizmente há muito resíduo sólido nas suas margens e por isso fica muito difícil de ver o riacho que corre sob o bairro. O arroio Kruze é um dos oito arroios que abastecem o rio dos Sinos. Precisa de uma atenção especial.
Fiquei curiosa para ver tamanha novidade. Convidei os alunos para analisarmos no local durante a aula. Prontamente fomos observar o fato inédito e comprovar através de nossas caminhadas socioeducativas os resultados esperados.
Há oito anos, vou com meus alunos ao arroio Kruze. Infelizmente, nós ainda registramos imagens de descaso com a separação dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos.
Quando caminhávamos pelas ruas e vielas do bairro, os cachorros pulavam e rasgavam os sacos de lixo. Se o resíduo sólido orgânico tivesse sido descartado adequadamente, as ruas ficariam sempre limpas, pois sacolas com resíduo sólido inorgânico não atraem animais em busca de comida, como vimos naquele dia.
Meus alunos precisam se conscientizar e cuidar do lugar onde moram: a educação deve garantir crescimento socioambiental no tempo presente. Fizemos estes tipos de aula para que nunca esqueçamos de nossos compromissos para com a qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta. O tempo presente deve ser preservado para que não nos arrependamos por não termos agido com responsabilidade sustentável no no futuro.
Temos que cuidar dos oito arroios que ainda nos restam em São Leopoldo. Eles garantem água para o nosso abastecimento. Plante nas margens dos córregos!
O estudante recolheu a sacola de lixo na rua que o cachorro havia rasgado e colocou na lixeira sustentável. |
Esta rosa estava no chão, não retiramos nada da natureza nas nossas aulas no entorno do arroio ou no bairro. |
A beleza está em todas as partes, basta que saibamos observar e cuidar. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário