quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Saída de Campo até o Arroio Kruze para pesquisa de campo. ( 4ª aula prática no Arroio)



                   Arroio Kruze é a sala de aula
Autora: Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry





    Durante a aula, um aluno noticiou em voz alta pra eu ouvir: - Nosso arroio Kruze está mais limpo, professora! Vamos lá, fazer nossa aula ao ar livre?

   Quase não acreditei! Mensalmente visito com meus aprendizes e parceiros de causa ambiental as margens do arroio do bairro Campestre e é, a primeira vez, neste ano, que o mesmo tem suas águas visíveis e não lixo a céu aberto. Infelizmente há muito resíduo sólido nas suas margens e por isso fica muito difícil de ver o riacho que corre sob o bairro. O arroio Kruze é um dos oito arroios que abastecem o rio dos Sinos. Precisa de uma atenção especial.
  A turma 6A1, da escola Germano Sperb, faz suas aulas práticas de Ciências da Natureza, pesquisando, registrando a situação da socioambiental nas ruas do bairro e às margens do Kruze.
 Divulgamos nossos registros para que suas águas sejam lembradas e preservadas.
Fiquei curiosa para ver tamanha novidade.       Convidei os alunos para analisarmos no local durante a aula. Prontamente fomos observar o fato inédito e comprovar através de nossas caminhadas socioeducativas os resultados esperados.
  Nos surpreendemos porque as ruas estavam limpas, as lixeiras sustentáveis na frente das moradias estavam organizadas e o terreno no entorno do riacho, que antes estava como um lixão a céu aberto, não estava mais lá.

   Há oito anos, vou com meus alunos ao arroio Kruze. Infelizmente, nós ainda registramos imagens de descaso com a separação dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos. 
   Quando caminhávamos pelas ruas e vielas do bairro, os cachorros pulavam e rasgavam os sacos de lixo. Se o resíduo sólido orgânico tivesse sido descartado adequadamente, as ruas ficariam sempre limpas, pois sacolas com resíduo sólido inorgânico não atraem animais em busca de comida, como vimos naquele dia.
  Observamos que os moradores criaram mais lixeiras com muita criatividade e sustentabilidade. Antigamente não era essa a realidade do bairro. “Para nossa Alegria”... os moradores estão um pouco mais conscientes, mas ainda tem muito a melhorar.
   Meus alunos precisam se conscientizar e cuidar do lugar onde moram: a educação deve garantir crescimento socioambiental no tempo presente. Fizemos estes tipos de aula para que nunca esqueçamos de nossos compromissos para com a qualidade de vida de todos os seres vivos do planeta. O tempo presente deve ser preservado para que não nos arrependamos por não termos agido com responsabilidade sustentável no no futuro.
Temos que cuidar dos oito arroios que ainda nos restam em São Leopoldo. Eles garantem água para o nosso abastecimento. Plante nas margens dos córregos!



























O estudante recolheu a sacola de lixo na rua que o cachorro havia rasgado e colocou na lixeira sustentável.

Esta rosa estava no chão, não retiramos nada da natureza nas nossas aulas no entorno do arroio ou no bairro.

A beleza está em todas as partes, basta que saibamos observar e cuidar.



















































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