sábado, 12 de julho de 2014

SAIU HOJE NO VS MAIS UM ARTIGO PARA O TRAVESSEIRO LITERÁRIO: NO DIA EM QUE O BRASIL VAI DISPUTAR O 3º LUGAR COM A HOLANDA

Existe vida além da Copa!


Artigo coletivo: Débora Cristina Schilling Machry e alunos do 6º ano 1.

ILUSTRAÇÃO DE DÉBORA CRISTINA SCHILLING MACHRY

Dia 8 de julho de 2014, o time de futebol do Brasil perdeu para o time da Alemanha por 7X1: comoção nacional! A televisão criou expectativas nos brasileiros fazendo-nos acreditar que o nosso time poderia ganhar. Não ganhou. Os meios de comunicação criam “falsos deuses” para chamar atenção dos ouvintes, criam ilusões nos consumidores para poder vender mais. 
A tristeza do 7X1 contra a Alemanha foi menor do que a indignação dos meus alunos: é um fato inesquecível. Os brasileiros esqueceram que nosso país perde diariamente de 7X1 para a saúde, para a educação, para o saneamento, para a fome e para os salários.
Meus alunos me disseram, enquanto escrevíamos este artigo algumas colocações muito sábias para estudantes do 6º ano do ensino fundamental: “lugar”, se conquista, professora! A gente não ganha com palavras mas também com ações éticas. Para termos vida além da Copa temos que batalhar diariamente e não ficar lamentando um resultado que já era esperado. Só não sabíamos que iria ser tão vergonhoso e humilhante. Devemos erguer a cabeça, bater o pé e andarmos com fé muito estudo, esforço e dedicação. 
Pensemos: se o Brasil fosse hexacampeão em que sua vida mudaria? A saúde do país, os salários, o saneamento, a fome e a educação também seriam hexacampeões de recursos, de fama, de sustentabilidade, de autonomia, de aprendizagens e de justiça? Não é bem esta, a realidade que presenciamos todos os dias na televisão, na internet, nos postos de saúde, nas escolas, na água do nosso rio dos Sinos,...
Então é preciso chorar ou saber viver com direitos e deveres? Nesta estação de frio lembre-se de quem precisa de agasalho, alimentos, carinho, amor e que não é hexacampeão, mas é brasileiro acima de tudo.
Não acumule resíduos sólidos inorgânicos sem utilidade para você. Pense antes de consumir, não compre só por causa de modismos ou época de Copa. Lembre-se que é no planeta que este resíduo irá se acumular e que daqui há quatro anos, quando iniciar tudo de novo para o time brasileiro tentar vencer o sexto campeonato ainda teremos enterrado nos aterros sanitários todo material que não for destinado para coleta seletiva: bandeiras de plástico, apitos, copos plásticos, canudinhos e assim por diante. Somos responsáveis por nossos atos, por isso planeje o que é realmente importante e significativo adquirir até porque fizemos festas para comemorar muitas atividade além da grande festa que é a Copa do mundo.
Nos jogos vimos muita violência entre os jogadores. O discurso era de que se tratavam de disputas pela bola. Com tanto treino de campo coletivo, será que não existiriam estratégias de jogadas sem tantos chutes e pontapés intencionais? A Terra está sofrendo com as todas estas violências socioambientais. O desequilíbrio ambiental é reflexo de nossas atitudes automáticas, irrefletidas e inesperadas. Pense em quem você irá eleger nas próximas eleições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário