DIÁRIO DE CAMPO : DARWIN NAS AULAS DA 8 A 2 DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - 19.06.14
OBJETIVOS:
- RELACIONAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES COM A PESQUISA DESENVOLVIDA.
- CRIAR UM TEXTO BASEADO NAS DISCUSSÕES E DESCOBERTAS SOBRE DARWIN, EVOLUÇÃO, DESCOBERTA E ESPÍRITO CIENTÍFICO.
Artigo : Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
ASSISTIMOS UM VÍDEO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. DARWIN É O PAI DA EVOLUÇÃO. CHARLES ERA UM JOVEM CURIOSO, BIÓLOGO E PESQUISADOR. NAS SUAS VIAGENS INVESTIGATIVAS SOBRE NOSSA EVOLUÇÃO ELE PENSAVA SOBRE ALGUMAS HIPÓTESES QUE HAVIA ELABORADO SOBRE A BIODIVERSIDADE EXISTENTE NO PLANETA. A VIDA INICIOU NOS OCEANOS, COM SERES SIMPLES. COMO A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA CONTRIBUIU NESTE PROCESSO?
PARA RESOLVER TANTOS ENIGMAS EM SUA CABEÇA, ESSE CIENTISTA PRECISOU SER CURIOSO, PRECISOU ACREDITAR EM SI PRÓPRIO E NAS SUAS BUSCAS. MUITAS VEZES OS ERROS DO PROCESSO INVESTIGATIVO É A MOTIVAÇÃO PARA NOVAS DESCOBERTAS. POR ISSO OS DESACERTOS
DARWIN TINHA ESPÍRITO AVENTUREIRO, BUSCAVA RESPOSTAS DE DIFERENTES MANEIRAS, MAS TUDO COMEÇAVA COM A OBSERVAÇÃO SEM REGRAS, OLHAR POR OLHAR, ENXERGAR COM ATENÇÃO, COM O CORAÇÃO , COM OBJETIVOS CLAROS PARA SEU NOVO CONHECIMENTO.
NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, A POSTURA DO JOVEM CIENTISTA TAMBÉM DEVE SER COMO A DE DARWIN: CENTRADA, FOCADA NAS DÚVIDAS, NAS HIPÓTESES, NAS TESTAGENS E EXPERIMENTAÇÕES, NOS ERROS E NOS ACERTOS PARA COMEMORAR AS NOVAS TEORIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário