22/5/15 – Professora
Débora Cristina Schilling Machry– EMEF Germano Sperb
Relatório da aula prática da paralisação
do dia 21/5/
15
Objetivos:
II. Ler e debater sobre o artigo publicado no
jornal VS, intitulado “As facetas do 0%”, publicado no dia 22/5/15, da referida
professora, um dia após a paralisação de professores municipais de São
Leopoldo.
III. Opinar a respeito da atual situação, a fim de
registrar as diferentes ideias dos estudantes.
IV. Elaborar conhecimento, através do
posicionamento crítico dos estudantes a cerca de cidadania, sustentabilidade
ambiental, social, cultural, história e científica.
V. Relatar a aula prática em um relatório nos
moldes do método científico.
Materiais:
Sinetas, apitos, professores, caminhão,
cadeiras, microfones, cornetas, bandeiras, camisetas pretas, bicicletas, carro
de som.
Procedimentos:
1.
As escolas paralisaram.
2.
Professores se mobilizaram na frente da prefeitura nova, próxima a Igreja
Matriz .
3.
Na mobilização coletiva estavam várias categorias municipais que estão
insatisfeitas com o índice de 0% de aumento ( turno da manhã).
4.
A desacomodação foi marcada com gritos, discursos, caminhada pelas ruas,
na parte da tarde até a escola São Luís.
5.
Dia 22/05/15 saiu o
artigo da professora Débora, “As facetas do 0%” e a reportagem sobre a
paralisação no jornal Vale dos Sinos.
6.
Leitura oral dos artigos, debate, registro da aula através deste
relatório.
7.
Postar no facebook.
Conclusões desta aula prática de
cidadania:
Wallace,
falou que se é direito receber pelo menos 8% não tem como não protestar o 0%.
Matheus, compartilhou
que sem os professores não existiriam as profissões.
João, comentou
que viu na tv, outros profissionais se unindo no Rio Grande do Sul. Não devemos
esperar que os outros façam aquilo que devemos fazer por nós mesmos.
Évelin,
explicou que sem aulas, não teremos um bom futuro com bons empregos, mas ela
concorda com a paralisação.
Victor,
da 8 A 2 lembra que saber e pesquisar a história evitaríamos muitos erros no
futuro, ele inclusive lembrou do livro “Quem roubou meu queijo?”: os gatos não
podem voltar.
Álisson
afirmou que não devemos nos omitir e deixar se oprimir, pois lutamos por nossos
direitos e deveres.
João e
Luís pronunciaram a seguinte expressão: quem não participa não tem direito, nem
voz ativa pois é discutindo e agindo que encontramos soluções atingimos nossos
objetivos.
Professora
Débora: cidadania se aprende em todas as disciplinas, e fora da escola. Victor
complementa a ideia e diz que a vida ensina, mas com conhecimento fica bem mais
fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário