TÍTULO DO TRABALHO:
Iniciação Científica da 9 A 2
Agenda 21,plantio,horta suspensa
RESUMO (até 20 linhas)Os estudantes da 9 A2, estudaram na disciplina de Iniciação Científica, na EMEF Germano Sperb como fazer uma Agenda 21 para solucionar os problemas encontrados na escola. Primeiramente preenchemos um questionário socioambiental denominado “Marco Zero”. Os questionamentos foram: 1) Por que nossos ventiladores da sala de aula não funcionam? 2) Existe uma tomada elétrica na sala, podemos instalar mais algum ponto de energia? 3) A porta da sala está sem chave, como arrumá-la? 4)Nosso pátio está sem árvores no estacionamento e muito sujo. 5) Não há separação de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, o que fazer? Os estudantes foram organizados em 5 grupos para testagem suas hipóteses de soluções para os problemas acima questionados. Os resultados apresentados pelos alunos foram: 1) O grupo falou com o Diretor sobre o problema e o mesmo trouxe a equipe responsável da prefeitura para o conserto dos ventiladores. 2) O grupo solucionou o problema comprando uma extensão com 3 tomadas e dividiu o valor monetário com a turma. 3) O Diretor disse ao grupo que não tinha como ficar consertando a porta para que os alunos voltassem a estraga-la. 4) O grupo responsável não fez nada para solucionar o questionamento. 5) O problema foi resolvido parcialmente com a colocação de cartazes no banheiro das meninas e dos meninos solicitando que os locais se mantivessem limpos. Em função do desânimo da turma e falta de assiduidade, os alunos se desinteressaram pela continuidade do projeto. Daí, a orientadora falou sobre a pesquisa com solos e o kit de fungos celulolíticos na horta suspensa elaborada com o solo-testemunha da residência de cada aluno. A pesquisa foi destruída por alguns alunos de outras turmas. A pesquisa continuará, mas foi prejudicada porque não identificamos o solo-testemunha ideal. Continuaremos acompanhando os vasos que sobraram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário