TÍTULO DO TRABALHO:
Reciclagem de comportamentos agressivos para uma horta suspensa escolar
TEMA:
reciclagem, comportamento agressivo, hortas suspensas
RESUMO (até 20 linhas)
A turma 8 A2 da EMEF Germano Sperb, está desde o início de 2014 tentando incansavelmente desenvolver uma horta escolar. A pergunta-problema do projeto é:Por que a horta no Germano não dá certo? Os estudantes já testaram as seguintes estratégias para sua pesquisa científica:1) limparam e afofaram o solo de um local da escola que era inutilizado. A experimentação de plantar 24 mudas de alfaces e temperos não se desenvolveu por causa da sombra das árvores e do prédio.2) os educandos elaboraram um modelo de vaso com caixa de leite de tetrapack onde as camadas de solo-testemunha eram da residência dos mesmos: 1ª camada (de dentro para fora do “vaso”) – um pedaço de tecido reciclado; 2ª camada, 2cm de brita; 3ª camada, “solo-testemunha”; 4ª camada, semeadura de 5 ou 6 sementes de alface; 5ª camada ,farelo de serragem. Os estudantes colocaram o experimento em outro local do pátio, mais ensolarado. Em cinco dias ocorreu a germinação. Os resultados foram positivos. 3) Os pesquisadores fizeram seus vasos suspensos como já haviam testado anteriormente e na volta às aulas colocaram os mesmos no local já avaliado positivamente. Após 4 dias na escola as hortas suspensas foram simplesmente destruídas pelos alunos. 4) Os cientistas novamente examinaram os resultados e elaboraram uma pesquisa de opinião com todos os alunos da escola para verificar o “por quê” de tanta agressividade com o meio ambiente. 5) Tabulamos os resultados das pesquisas feitas nos turnos da manhã e da tarde. 6) A pesquisa está em andamento, os próximos passos dependem dos resultados alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário