terça-feira, 9 de junho de 2026

PROJETO DE COLETA SELETIVA E EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL EM MOVIMENTO Débora Cristina Schilling Machry EMEF Barão do Rio Branco – Rede Municipal de Ensino
GT 05 – Escola, crise climática e justiça socioambiental O presente relato de experiência apresenta as ações desenvolvidas por meio do Projeto de Coleta Seletiva da EMEF Barão do Rio Branco, durante o ano letivo de 2026, envolvendo estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Fundamentado nos princípios da Educação Socioambiental crítica, o projeto busca promover reflexões sobre a crise climática, o consumo consciente, a gestão dos resíduos sólidos e a responsabilidade coletiva na construção de sociedades mais sustentáveis, inclusivas e socialmente justas. As atividades foram realizadas semanalmente e consistiram na arrecadação de papéis recicláveis e tampinhas plásticas, acompanhada de práticas pedagógicas voltadas à sensibilização ambiental. Por meio de vídeos educativos, rodas de conversa, pesquisas, debates e atividades reflexivas, os estudantes discutiram temas como coleta seletiva, reciclagem, economia circular, microplásticos, preservação dos recursos naturais e impactos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos sólidos. Um dos diferenciais da proposta foi o trabalho interdisciplinar desenvolvido entre as áreas de Ciências da Natureza, História e Educação Física, possibilitando a compreensão dos problemas socioambientais sob diferentes perspectivas. As ações também foram fortalecidas pela parceria entre escolas da rede pública municipal, especialmente entre a EMEF Barão do Rio Branco e a EMEF Dr. Jorge Germano Sperb, ampliando os espaços de aprendizagem, o protagonismo estudantil e o compromisso coletivo com a sustentabilidade. Até o mês de junho de 2026, o projeto arrecadou mais de 300 quilogramas de resíduos sólidos inorgânicos recicláveis, entre papéis, tampinhas plásticas e outros materiais destinados à reciclagem. Esse resultado evidencia o engajamento dos estudantes, das famílias e da comunidade escolar na construção de práticas sustentáveis e demonstra o potencial transformador da educação quando articulada a experiências concretas e participativas. Os materiais arrecadados foram destinados à reciclagem, permitindo que os estudantes compreendessem, na prática, os princípios da economia circular e da responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. Além dos benefícios ambientais, os recursos obtidos com a comercialização dos materiais estão sendo destinados à aquisição de brinquedos duráveis para os espaços de recreação escolar, contemplando especialmente estudantes atípicos e contribuindo para a promoção da inclusão, da acessibilidade e do bem-estar. Outro aspecto relevante refere-se à divulgação das experiências por meio do blog Diário de Ciências: Débora Machry, espaço virtual mantido pela professora coordenadora do projeto. O blog registra e compartilha práticas pedagógicas, pesquisas e ações socioambientais desenvolvidas na escola, ampliando o alcance das iniciativas e promovendo a socialização de conhecimentos com educadores e estudantes de diferentes contextos. Conclui-se que o Projeto de Coleta Seletiva constitui uma importante estratégia de enfrentamento aos desafios socioambientais contemporâneos, fortalecendo a consciência crítica, a participação cidadã e o compromisso com a justiça socioambiental. A experiência evidencia o papel da escola como espaço de transformação social e formação de sujeitos capazes de atuar de forma responsável na construção de um futuro sustentável. Palavras-chave: Educação Socioambiental; Coleta Seletiva; Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Justiça Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário