segunda-feira, 20 de julho de 2015

Um artigo para você refletir!!!


Nós somos o que comemos!
Autora: Débora Cristina Schilling Machry


O Brasil está obeso. Todos os dias acordamos com apelos publicitários cheios de açúcares e gorduras para saciar nossa fome.  Jovens estão obesos. A falta de fracionamento na alimentação, aliada ao exagero consumido em cada um, dos escassos horários de refeição denotam depois de alguns anos o aumento de pessoas insatisfeitas com seu peso. A ignorância sobre o tema ou o conhecimento restrito sobre a fisiologia do sistema digestório também contribuem para o desânimo do controle alimentar.
A palavra digestão vem do latim, e significa separar ou dissolver. O processo inicia na boca e termina no ânus. A digestão necessita dos cinco sentidos para se efetivar. O aroma, a cor dos alimentos, a sua maciez ou crocância, seus sabores e consistência influenciam no processo fisiológico da digestão. Não se trata de um processo automático. O corpo precisa de um tempo para “entender” que você está comendo. Não há solução mágica, dormir gordo e acordar magro, por exemplo. Existem estratégias vitais para nossa saúde. Os cuidados com nossa boca, nossos dentes são cruciais. Os dentes, rasgam, furam e trituram o que comemos e nossa saliva faz um bolo, a epiglote “fecha” a faringe e evita que o alimento vá para os pulmões. O alimento atravessa nosso esôfago e chega ao estômago através de ondas musculares, chamadas ondas peristálticas. Depois de três horas, o quimo (tem aspecto esbranquiçado) segue pelo duodeno, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
 Em nossa gengiva, junto à raiz dos nossos dentes, o tecido epitelial (de cobertura) é “aberto”. Se houver alguma infecção no dente, que penetre os vasos sanguíneos, a pessoa pode ter sérias complicações. Incluem-se neste caso meningite e outras doenças que se dirigem diretamente para a corrente sanguínea por falta de proteção. Os dentes sensíveis não deixam que você mastigue corretamente seus alimentos. Com isso sua digestão é prejudicada.
Os alimentos doces têm muita acidez. Esta acidez reage com o cálcio dos dentes das pessoas que não têm escovação regular. Os dentes mais sensíveis e menos protegidos se transformam em “portas” abertas para cáries. Este processo pode ser facilmente visualizado quando colocamos um ovo cru, dentro de uma vasilha coberto com vinagre. O cálcio reage com o vinagre, e sobra apenas a membrana envolvendo a clara e a gema, parcialmente degradadas. Esta prática pedagógica, intitulada de “Ovo de Borracha” foi desenvolvida para comprovar a importância da escovação dentária. Ao pegar o ovo, ele fica fofo, como uma bola de borracha. Como a membrana do ovo é porosa, o vinagre, que é ácido, penetra a gema e a clara e as digere parcialmente. Este experimento também esclarece o processo de digestão no estômago: o vinagre representa o ácido clorídrico que digere as proteínas.
Nosso sistema digestório é muito organizado. Misturamos tudo que comemos, mas é em nossa boca e no intestino delgado que digerimos os carboidratos, no estômago são degradados os alimentos proteicos e as gorduras são degradadas no duodeno com a ação do suco biliar. É também no duodeno  que é derramado o suco pancreático para continuar a degradação dos açúcares que não foram digeridos completamente na boca. As gorduras caem diretamente na corrente sanguínea enquanto os demais grupos passam pelo sistema chamado porta-hepática (fígado) para sua desintoxicação. Daí a vitalidade do fígado.
A solução para a cura dos problemas com a alimentação incorreta, perpassa comer de maneira fracionada, lentamente, comendo fibras cruas das frutas e verduras, bebendo dois litros de água pura para evitar a constipação.
De posse de alguns conhecimentos, os alunos obesos ou não poderão criar algumas estratégias saudáveis para sua vida. Para isto se os educandos entenderem quais são os grupos alimentares, seus exemplos e suas funções ficará mais fácil para criarem táticas saudáveis, fáceis de serem cumpridas e que não exigem grandes mudanças, apenas um planejamento e persistência no projeto.
Os alimentos reguladores são formados por vegetais - fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importante para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: couve, repolho, alface, cenoura, pepino, brócolis e etc.  As frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. Exemplos de frutas: maçã, laranja, banana, bergamota, melão e etc. Os alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha e etc. Devemos consumir uma pequena quantidade de lipídios, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e etc. Os alimentos construtores: os laticínios são responsáveis pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo, iogurte e etc. Carnes, ovos e feijões são maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importantes, porque ajudam no crescimento e reposição celular do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidos nas refeições principais, como almoço e jantar.
A nossa alimentação retrata muito do que somos. Uma alimentação controlada denota planejamento. Exige trabalho duro. Nosso cérebro necessita vinte minutos para saciar-se. O hormônio da fome, a grelina precisa baixar para que nos saciemos. Então, comer em um lugar tranquilo, mastigando lentamente os alimentos são ações que contribuem para nossa refeição equilibrada. Beber água pura contribui o trabalho dos rins. No Rio Grande do Sul, tomamos muito chimarrão. Não é o mesmo que tomar água, pois os rins precisam purificar o sangue do pó da erva que tomamos. Só a água pura tem o poder de limpeza e desintoxicação. A água pura acalma e também alimenta. É um exercício diário de autoconvencimento.
O efeito dos açúcares antes de uma refeição pode ser uma tática interessante. Se chuparmos uma bala, dura, de açúcar, quinze minutos antes do almoço, olharmos e sentirmos os aromas da refeição sem perder a atenção ao nosso prato, nos saciaremos mais rápido. A bala serve para avisar nosso “cérebro” da nossa alimentação. Evitaremos a voracidade e assim, mastigando lentamente os alimentos baixaremos a grelina.  

Nosso corpo se prepara para a refeição, as enzimas digestivas ficam concentradas. Bebendo água ou outros líquidos com a comida diluímos estes “detergentes aceleradores”. Só bebe água com a comida quem não mastiga. Os líquidos ingeridos servem para empurrar o alimento. Isto é incorreto. Nascemos “regulados”, nos alimentávamos a cada 3 horas e logo em seguida defecávamos. Por que este processo não continua em muitas pessoas? Se não for por uso de medicação, muitas vezes é pela falta de uma alimentação regrada. Nosso estômago precisa de tempo para liquefazer nossas proteínas. As enzimas digestivas, agem especificamente sobre um determinado alimento. São como chaves que abrem portas, por isso sua especificidade é chamada de modelo chave-fechadura.  Nossos intestinos demoram para degradar o que ainda está “grande”. É necessário pelo menos três horas para que nosso organismo faça seu trabalho. Como já foi mencionado nosso corpo é minunciosamente organizado, apesar de comermos tudo misturado.

Abraçando a causa...

Abraçando a causa ambiental (parte 1)
Texto Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry
O abraço é um gesto de carinho por alguém. Nos remete às boas lembranças de pessoas queridas. Num abraço forte, sentimos até o batimento do coração de quem nos envolve. Conforme de quem vem, nos emociona e apaixona. Quando a mãe pega nos seus braços o seu filho, ela sente o aroma dos seus cabelos e da sua pele. Já o filho sente aquele calor maternal que só aquela que nos cria com amor sabe oferecer. O envolvimento carinhoso de alguns pais, tios, avós e madrinhas que são como mães é igualmente afetuoso. Quem recebe um gesto de cuidado e de doação humana verdadeira, sabe do que estou falando e sentindo.
 Existem aqueles abraços distantes e frios, que são vazios e que são dados só por dar. Há muitos tipos de abraços. Neste artigo quero falar do abraço pela causa ambiental. Especificamente sobre os resíduos sólidos inorgânicos que, ainda são misturados na coleta normal e não são entregues para coleta seletiva. Existe, em nossa cidade, um caminhão, que passa pelos bairros, que destina o material às cooperativas recicladoras. No entanto, ainda há muito lixo, que custa dinheiro, espalhado pelas calçadas e praças. Tenho caminhado por São Leopoldo e me assusto com o que vejo. Não adianta criticar sem dar alternativas para o problema, sem sugestões de mudança. A educação socioambiental efetiva acontece quando a corrução não tem espaço em nossas vivências. Você sabe que, quando compra uma pasta de dente, por exemplo, você paga pelo produto e também pela caixinha e o plástico da embalagem? Claro que sabe. Pois é, você paga imposto embutido, e este dinheiro é enterrado quando você destina mal seus resíduos sólidos. Quando abraçamos uma causa, devemos estar bem informados sobre os impactos socioambientais pelos quais devemos lutar. Pois bem, basta você separar seus resíduos secos (vidro, papel branco, revistas, papelão, jornais, plásticos branco do verde, ferro, tetrapack, e etc), e entregar no caminhão da coleta da cidade. Então o que custa abraçar esta causa ambiental contra o desperdício? Você deve isto para o meio ambiente. Esse é abraço do coletivo educador ambiental à sustentabilidade. É simples este gesto, mas que deve ser feito para sempre. Cada dia de uma vez, mas precisa acontecer. Não se engane, pensando que às vezes o lixo orgânico e o inorgânico pode ser ignorado. No período de chuvas todo o resíduo sólido descartado inadequadamente que causa inundações reaparece no rio.  Muitas pessoas têm suas casas inundadas por causa do lixo que entope os cursos de água. Pense nisso! Você pode ser responsável de alguma maneira! Abrace sua vida e as consequências dela. Nós somos parte de um todo coletivo. Não podemos ser egoístas na causa ambiental.









Abraçando a causa ambiental (parte 2)
Texto Bióloga e Professora Débora Cristina Schilling Machry

Nas minhas aulas, utilizo resíduo sólido inorgânico para criar recursos didáticos. Para contagiar meus alunos com aprendizagens para sua vida os recursos didáticos sustentáveis são fundamentais. Os hábitos, as aprendizagens que penso serem importantes serem apreendidos sempre estarão na memória dos meus educandos. Quando estudamos o capítulo onde diz que nós somos o que comemos, é fundamental fazer o boneco de sucata, com boca feita de tampinhas, esôfago de mangueirinha de chuveiro, estômago de pet, fígado de espuma e assim por diante. Igualmente é fundamental, após a apresentação destes recursos memoráveis, destiná-los corretamente para a coleta seletiva. Este é o correto destino de aulas sustentáveis. Penso que fazendo pesquisas de comportamento alimentar, o meu aluno que se observa (alimenta-se de três em três horas, mastiga bem os alimentos, bebe pelo menos dois litros de água por dia e etc), se conhece mais. Quem não lembra de experimentos legais da escola que foram e são úteis para nossa vida? Evoluímos das aprendizagens simples, passamos para complexas e assim melhoramos nossas concepções. E os resíduos sólidos? Não foram parar no lixo, serviram de soluções engraçadas, criativas, habilidosas e ainda voltaram para a indústria para serem reutilizados. Não poluímos, poupamos e participamos de uma corrente socioambiental. Abraçar uma causa, seja ela qual for deve deixar sinais de sustentabilidade. As escolas precisam de coleta seletiva. Muitos professores usam recursos didáticos caros que depois de muito uso, são colocados misturados aos resíduos orgânicos. Muitos colegas têm esta consciência socioambiental, mas é necessário a organização e planejamento para esta imensa produção residual didática. Fico muito satisfeita com os resultados destas aulas carimbadas de cuidados com a natureza. Os objetivos são atingidos, as aprendizagens são para toda a vida. Os colegiais sabem que não devem deixar que pessoas os contaminem com seu mau humor. Eles sabem também que para se saciarem, seu cérebro demora 20 minutos para entender que estão comendo. E que durante este tempo, não é nada legal pensar em situações problema de outras pessoas. Já temos bastante problemas para tentar resolver as pendências de outras pessoas. Durante nossa refeição, precisamos mastigar lentamente a comida. Estas aprendizagens são importantes para toda vida. Lembre-se não deixe que o “lixo” dos outros contamine você. Coleta seletiva na escola, em casa e na vida. Toda ação gera uma reação, toda causa tem um efeito, portanto use o resíduo sólido inorgânico conscientemente. Abrace sua saúde esta é uma causa vital.

domingo, 21 de junho de 2015

Artigo novo: Espelho do Bem

Espelho do Bem
Autora: Débora Cristina Schilling Machry

A imagem de nós mesmos refletidos no espelho nos diz o que estamos fazendo em nossa vida. Ao olharmos no fundo de nossos olhos, vemos mais que a cor dos mesmos. Veremos o quanto somos fortes e ou frágeis dependendo do período que estivermos. A certeza é de que a névoa é passageira. Nós somos o reflexo de nossas escolhas.  As pessoas e energias se aproximam de nós de acordo com nossas vivências. Nosso trabalho, nossas escolhas, nossas amizades nos aproximam ou afastam dos grandes milagres diários.  O bem só é desfrutado por quem faz o bem. A caridade, a doação de tempo, o saber ouvir são atitudes que contribuem efetivamente na vida de várias pessoas. Mas quem realmente é favorecido de bênçãos é quem sabe verdadeiramente doar-se. Quando aproximamos o bem para nossa vida, recebemos o bem. Nesse caminho pode haver dor e descontentamento. A vida é como um espelho e reflete nossas escolhas. Talvez nos falte enxergar e refletir no espelho de nossa alma o que realmente somos para nós mesmos. Sempre veremos novos reflexos. Podemos mudar estes reflexos. Precisamos enxergar nossos talentos. Precisamos estar prontos para refletirmos sobre nossas reais vontades. Saber escolher, saber usar a chave dourada para abrir portas, saber abençoar os outros e consequentemente a si mesmos. Sempre podemos e somos capazes de fazer melhor, precisamos é encontrar dentro de nossos corações aquilo que nos deixa verdadeiramente felizes. Assim transmitiremos no caminho que escolhermos alegrias, auto estima, zelo e cuidado. Não precisa “forçar nada” que você não queira. Você recebeu talentos e as outras pessoas também. Use-os. Não espere nada em troca, mas fique feliz por sua dedicação. Muitas expectativas atrapalham o sabor de descobrir aprendizagens importantes como amar e ser amado. Não desista de você, pois muitas pessoas acreditam e o apoiam, basta saber enxergar. Talvez o que falte é limpar o seu espelho, onde você se reflete. Limpe-o  com carinho, perdão, paz interior, gratidão e agradecimentos. Os resultados para quem não espera demais dos outros,  são sempre surpreendentes. A chave da felicidade está em você. Para sempre suas ações ficaram gravadas no coração de quem conviver com você. Os milagres ficarão registrados no espelho das almas de outras pessoas e o mundo ficará menos violento e mais perfumado de boas ações e pequenos-grandes milagres. Pense nisso!!!!! Sozinhos não somos ninguém, mais sozinhos e vivendo agradecidos aproximaremos pessoas do bem, ações do bem. Minha forma de escrever quer contribuir, mas não quer dizer que pessoas irão mudar seu jeito de viver por causa disto. Seria muita pretensão de minha parte. No entanto, se pelo tempo que o leitor estiver refletindo eu o ajudar de alguma forma, minha missão foi cumprida. 

sábado, 20 de junho de 2015

Artigo: O que é ser Professor Público?

O que é ser Professor Público?
Autora: Débora Cristina Schilling Machry


Ser um professor da rede municipal é participar de um processo seletivo bastante disputado. É estudar continuamente e se deparar com o sucateamento de algumas escolas. É usar da criatividade para driblar a falta de recursos didáticos. É ser pouco valorizado pelo empenho dedicado aos educandos. Ser educador público significa conviver com complicadas mazelas socioambientais. Também é conviver com o abandono de crianças, jovens e adolescentes. 

No ensino privado, onde já trabalhei, as dificuldades existiam, mas eram diferentes. Você pode perguntar por que continuar nesta profissão? Porque nem tudo são negatividades, porque é nossa vocação, porque apesar dos problemas sempre acreditamos no potencial dos nossos jovens aprendizes. Entendemos que, sem conhecimento é complicado conseguir trabalho. O professor público é um sonhador, que tem fé que as coisas podem melhorar. Tem confiança e amor nos seus alunos. Os educandos, da mesma forma, depositam suas aspirações de um futuro melhor em seus mestres. E vivemos assim: estudando, compartilhando, socializando saberes formais e informais, idealizando práticas, firmando objetivos para educar com cidadania, justiça, valorização e respeito a si próprio e ao próximo. Planejar é a palavra chave do processo educacional. A cada planejamento, visualizamos nossos jovens e lembramos de que somos muitas vezes a motivação para novas aprendizagens, afinal não existe professor sem aluno e vice-versa. Quando programo minhas aulas considero os depoimentos que escuto durante nossas viagens científicas.
Me lembro de declarações que me comovem: ...professora quero ser médico, ...estou com fome, já está na hora da merenda?...sua aula passa tão rápido, pena que já terminou!...preciso estudar para ter um futuro melhor... estou grávida com 12 anos... nós vamos fazer saída de campo, nós vamos ir até o centro da cidade, que legal!!!! ... vou dar um tempo nos estudos (daí começa a corrida contra o abandono escolar). Alguns trocam de escola e não acompanhamos mais sua trajetória. Muitas vezes, os encontramos no trabalho ( como balconistas, empacotadores e etc), com carteira assinada, ajudando na renda familiar. Poucos continuam seus estudos, e os professores que sonharam, muitas vezes, com seus educandos em sua conclusão dos estudos na faculdade, se frustram, mas não desistem. E a luta continua. Planejamos e corrigimos muitas vezes em casa. Temos horas de planejamento na escola, mais é muito pouco (para organizar provas, corrigir e planejar), eu mesma tenho 13 turmas, com caminhadas diferentes.
Sai governo, entra governo e a educação muito pouco ou nada avança, dentro e fora da escola. É necessário dialogar, protestar e gritar que a situação não está boa.
O objetivo deste texto é, esclarecer a população em geral o papel do professor do ensino público e sensibilizar os corações e mentes de quem ainda não conhece esta realidade pública. Ser professor público é motivo de orgulho, porque existem sofrimentos, mas ecoam mais alto o nosso comprometimento com nossos educando e suas aprendizagens, bem como nosso amor por nossa vocação de SER Professor(a). Planejar e se organizar para melhorar a educação: protestar para mudar o que não está bom faz parte da luta!!!!